Bahia

Roteiros na Chapada Diamantina para descanso e aventura

Roteiros na Chapada Diamantina para descanso e aventura
Fonte: Ministério do Turismo

Conheça um pouco mais das atrações que podem ser visitadas a partir de Lençóis em Roteiros na Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

Porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, o pequeno município de Lençóis, tem pouco mais de 10 mil habitantes. A cidade serve como base para quem deseja conhecer a região, pois conta com boa infraestrutura hoteleira, aeroporto e serviços como agências de viagem, guias, restaurantes com culinária regional, internet e sinal de celular para todas as operadoras. Conheça um pouco mais das atrações e Roteiros na Chapada Diamantina.

Para se aventurar – Travessia do Vale do Pati

Travessia do Vale do Pati

Travessia do Vale do Pati

O percurso pode ser feito por diferentes trilhas, com percursos variados que podem chegar a um total de aproximadamente 70 quilômetros. Para qualquer percurso, o mais indicado é sempre buscar o acompanhamento de um guia local, cadastrado no Ministério do Turismo (Cadastur). Não há cobrança de ingresso para entrar no parque. Uma boa opção é iniciar a trilha a partir do Vale do Capão. O trajeto pode levar entre três a cinco dias até chegar ao município de Andaraí, passando no caminho pelos municípios de Mucugê e Palmeiras. Durante o passeio é possível visitar pontos como o Cachoeirão, a Gruta do Castelo e a Ladeira do Império, antigo caminho calçado de pedras.

Para aproveitar ainda mais o passeio outra dica é seguir as recomendações da campanha Passaporte Verdepara viajantes em ambientes naturais: recolher todo o lixo que produzir, não fazer fogueiras e “tirar apenas fotografias, deixar apenas pegadas, levar apenas lembranças”.

Para apreciar e fotografar – Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

Cachoeira da Fumaça

Um dos pontos mais visitados do Parque Nacional da Chapada Diamantina é a Cachoeira da Fumaça – a segunda mais alta do Brasil com 340 metros. Para chegar lá é preciso caminhar seis quilômetros e é possível contratar guias no início da trilha. Para conhecer a cachoeira há opção de se hospedar em Vale do Capão, embora a infraestrutura seja mais simples do que a de Lençóis.

Para degustar e relaxar – Piatã

A cidade serrana mais alta do Nordeste, com 1.180 metros, reúne produtores artesanais de café que figuram entre os mais premiados do país. Embora o volume produzido nas fazendas familiares não alcance escala industrial, é a qualidade do produto que chama a atenção. O café de Piatã é revendido nas melhores cafeterias de capitais como São Paulo e Brasília, e também no exterior. No inverno, o frio na cidade pode chegar a 3º C e a média da temperatura anual fica abaixo dos 20º C. Para esquentar, os moradores oferecem sempre um café fresquinho produzido na própria cidade. É possível combinar diretamente com os pequenos produtores uma visita para conhecer a produção dos melhores cafés do país. Para quem parte de Lençóis é preciso contratar agência de viagem ou percorrer de carro o caminho até Piatã, em um percurso de cerca de 2h40 por 180 quilômetros.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo