Destinos

As belezas do Rio Grande do Norte

Fonte: Ministério do Turismo

A chama olímpica chega ao litoral potiguar, para conferir as belezas do Rio Grande do Norte, num cenário de dunas, falésias, lagoas e praias características do litoral potiguar

As belezas do Rio Grande do Norte – Dunas em Natal. Crédito: Embratur

Dunas em Natal. Crédito: Embratur

A Tocha Olímpica se despede da Paraíba neste sábado (04) rumo as belezas do Rio Grande do Norte, com lagoas, falésias e praias paradisíacas. A viagem terá início em Mamanguape (PB) rica em acervo histórico e com forte vocação para a agricultura antes de iniciar o percurso em solo potiguar. No Rio Grande do Norte, o dia será de contemplação de atrativos naturais em São João de Mipibu e Parnamirim até chegar à capital Natal, onde passará a noite.

Mamanguape

Situada no litoral norte paraibano, Mamanguape é conhecida pelo acervo histórico e arquitetônico herdado do ciclo da cana de açúcar. Entre os pontos turísticos estão monumentos como a Casa do Imperador e as igrejas: Matriz de São Pedro e São Paulo, do Rosário e de São Sebastião. Pela antiga ponte férrea do rio Mamanguape dá para fazer um percurso rural até o sítio Pindobal. Tem um dos solos mais férteis do estado, com destaque para os verdes canaviais.

São José de Mipibu

Já em solo potiguar, a cidade que é uma antiga missão indígena e está localizada na região metropolitana de Natal tem como atrações turísticas os festejos juninos e a beleza das lagoas, entre elas, a do Bonfim, ideal para os amantes do ecoturismo. O Cruzeiro e a Matriz de Santana e São Joaquim estão entre os atrativos urbanos, mas São João de Mipibu também ostenta trechos de Mata Atlântica e manguezais. Ao lado, a antiga Vila de Papary, é caminho para as praias ao sul de Natal e terra da potiguar mais ilustre, Nísia Floresta Brasileira Augusta, tida como a primeira feminista brasileira que hoje dá nome ao local. O túmulo de Nísia, a igreja de Nossa Senhora do Ó e o baobá gigante – árvore com tronco mais grosso do mundo – são atrativos locais.

As belezas do Rio Grande do Norte – O maior cajueiro do mundo. Crédito: Embratur

Município de Parnamirim, é em Pirangi que está localizado o maior cajueiro do mundo. Não se sabe se a árvore sofre de anomalia genética ou se as condições do local a faz cescer para os lados, e com seu peso, os galhos se voltam para baixo, entrandam dento do solo e criando raízes, o que causa a impressão de que no local há mais de dois cajueiros. Parnamirim (RN). Foto: Rogério Monteiro

Parnamirim

Parnamirim, também na região metropolitana de Natal, é a terceira maior cidade potiguar e reúne atrativos importantes como a Base Aérea Militar, a Barreira do Inferno (Centro de Lançamento de Foguetes e de Cultura Espacial) e o maior cajueiro do mundo, registrado no Guinness Book. As praias de Pium, Cotovelo e Pirangi, com falésias e passeios de barco, além de mergulho nos parrachos, estão entre as mais populares. A cidade entrou para história pela sua importante participação na II Guerra Mundial, quando ficou conhecida como “Trampolim da Vitória”. A partir da base militar americana, partiam os aviões aliados em direção ao front na Europa.

As belezas do Rio Grande do Norte – Praia de Natal. Crédito: Embratur

Praia de Natal. Crédito: Embratur

Natal

As belezas do Rio Grande do Norte – Parapente em Natal. Crédito: Divulgação Embratur

Parapente em Natal. Crédito: Divulgação Embratur

A capital potiguar será a última parada do símbolo olímpico neste sábado (04) e começará o passeio pelo local que representa a origem da cidade, a Fortaleza dos Reis Magos (1598), construída em forma de estrela entre o rio Potengi e o mar. A capital potiguar é um destino turístico cheio de opções e surpresas. Lagoas, dunas, praias urbanas com agito noturno, comidas típicas nordestinas e artesanato para todos os gostos. O principal point é a Ponta Negra, que também receberá a visita da chama olímpica e onde estão concentrados os hotéis. A celebração de pernoite da tocha olímpica em Natal será no estádio Arena das Dunas.

INVESTIMENTOS – O Ministério do Turismo investiu, desde 2003, cerca de R$ 8,9 bilhões em obras de infraestrutura turística em municípios de todo o país. Nos municípios visitados pela tocha olímpica neste sábado, a Pasta já investiu R$ 149 milhões em obras de urbanização, construção de praças e implantação do Centro de Informações Turísticas entre outras.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo