Destinos

O que fazer em Belém – Do círio, cheiros e sabores

O que fazer em Belém – Do círio, cheiros e sabores
Fonte: Ministério do Turismo

Dúvidas em o que fazer em Belém? A capital do Pará é cheia de atrativos turísticos. O Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o Museu Emílio Goeldi, o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré estão entre os mais conhecidos

Não sabe o que fazer em Belém? Com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, a capital paraense é uma das maiores cidades da região Norte. Fundada em 1616, teve um dos seus períodos mais gloriosos durante o ciclo da borracha no século XX e foi considerada uma das mais importantes cidades do país. Nessa época foi construído o Theatro da Paz, localizado na Praça da República, um dos pontos mais charmosos da cidade com suas belas mangueiras. Aliás, a cidade é conhecida por abrigar muitas dessas frondosas árvores.

Teatro da Paz – Belém (Foto: Embratur)

Teatro da Paz – Belém (Foto: Embratur)

Um dos principais atrativos turísticos e gastronômicos da capital é o Mercado Ver-o-Peso. Com 389 anos, é considerado a maior feira livre da América Latina. O movimento começa de madrugada com a chegada dos barcos trazendo peixes e o mais famoso produto da região, o açaí. O emblemático fruto chega em grandes baldes de palha e logo são vendidos, antes mesmo do dia amanhecer. Sem esquecer que ali é possível se perder com a diversidade de frutas típicas da região, como o bacuri e o cupuaçu. O mercado é um ótimo lugar para o turista apreciar os exóticos sabores e aromas da região.

Açaí – Belém (Foto: Embratur)

Açaí – Belém (Foto: Embratur)

A Estação das Docas, onde ficava o antigo porto de Belém, foi inaugurada em 2000 e manteve sua aparência rústica. Ali, bares e restaurantes oferecem pratos típicos da região como o tacacá, a maniçoba e o tradicional açaí servido com peixe, camarão ou carne seca.  Vele também experimentar a famosa cachaça de jambu, erva típica do estado, que adormece os lábios e a língua.

Estação das Docas – Belém (Foto: Embratur)

Estação das Docas – Belém (Foto: Embratur)

O Museu Paraense Emílio Goeldi – Parque Zoobotânico, importante patrimônio histórico e científico, localizado no centro da cidade, é uma atração para toda a família. Com 140 anos, é um dos mais antigos do Brasil e um dos principais polos de estudo dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia. O Parque Zoobotânico abriga uma grande variedade da flora e fauna amazônicas, algumas ameaçadas de extinção como a arara-azul.

Museu Emílio Goeldi (Foto: Embratur)

Museu Emílio Goeldi (Foto: Embratur)

Não dá para falar em Belém sem lembrar da procissão do Círio de Nazaré, um dos maiores festejos religiosos do mundo que acontece há mais de duzentos anos e reúne cerca de dois milhões de romeiros. O percurso é de 3,6 quilômetros saindo da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré. Em 2004, o Círio foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial do país.

INFRAESTRUTURA

O Ministério do Turismo investiu mais de R$ 121 milhões no turismo do Pará, sendo mais de R$ 26 milhões em obras de infraestrutura turística da capital Belém. Sinalização turística, revitalização de avenidas, urbanização de orla estão entre os principais investimentos realizados.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo