Destinos

Monte Roraima atrai turistas ao extremo norte do país

Monte Roraima atrai turistas ao extremo norte do país
Fonte: Min. do Turismo

Monte Roraima, uma das mais belas e exóticas paisagens do mundo fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana

Devido às suas características únicas, o monte Roraima atrai aventureiros do mundo todo que percorrem as trilhas que levam ao topo da montanha. A 2.739 metros de altitude, o cenário inclui espécies endêmicas – que se desenvolvem em regiões restritas -, paredões, formações rochosas de milhões de anos e cristais que inspiraram diversas lendas indígenas. Tudo isso cercado pela maior floresta tropical do planeta.

Monte Roraima atrai turistas ao extremo norte do país

Monte Roraima atrai turistas ao extremo norte do país

Diz a lenda dos povos nativos que o Monte Roraima é o berço e morada de Makunaima, índio corajoso e guerreiro. Para quem vem de outras regiões do país, em geral, o ponto de partida para a expedição é a capital Boa Vista, uma vez que é a cidade com melhor infraestrutura das proximidades. De Boa Vista, é preciso percorrer cerca de 300 quilômetros em uma viagem de três horas de carro até a fronteira com a Venezuela, país de onde partem as expedições rumo ao monte.

Para chegar ao topo são necessários, no mínimo, de três a quatro dias de caminhada, a depender da condição física e velocidade do visitante, em trilhas repletas de rios e cachoeiras. O recomendado é contratar um guia ou agência especializada antes de chegar ao local, pois a maioria das empresas que operam o passeio exigem uma quantidade mínima de pessoas para fazer o trekking. É preciso verificar se os prestadores de serviço estão registrados do Cadastur – o cadastro do Ministério do Turismo. Além disso, a visitação é controlada, por isso é importante checar a disponibilidade do passeio com antecedência.

Dados do Ministério do Turismo mostram que Roraima recebeu mais de 38 mil turistas estrangeiros em 2015, dos quais 77% vieram da América do Sul. Os números reforçam a importância do turismo de fronteira na região.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo