Eventos

Organização Mundial do Turismo abre inscrições para prêmio de inovação em turismo

Organização Mundial do Turismo abre inscrições para prêmio de inovação em turismo

Em 2015, o Complexo Turístico de Itaipu venceu o prêmio de inovação em turismo na categoria Pesquisa e Tecnologia. Outros projetos brasileiros se destacaram na premiação

Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Prêmio de Excelência e Inovação em Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT). A premiação, a principal do turismo mundial, reconhece iniciativas de acadêmicos, membros da sociedade civil, instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, pela criação e disseminação de iniciativas inovadoras no turismo. As inscrições podem ser feitas no site da OMT.

“Como órgão máximo do Turismo no Brasil, o Ministério do Turismo, signatário do Código Global de Ética para o Turismo, valoriza e apoia esta relevante premiação, uma vez que ela reconhece e torna públicas tantas boas práticas no setor”; Destaca a Coordenadora-Geral de Turismo Sustentável do MTur, Isabel Basnasque.

Os vencedores do 13º Prêmio da OMT serão apresentados em 18 de janeiro de 2017, na Espanha. Desde a sua criação, em 2003, o Prêmio da OMT reconheceu mais de 70 instituições. As contribuições dos premiados estão alinhadas com as políticas, prioridades e programas de trabalho da OMT, incluindo o Código Global de Ética para o Turismo e os princípios e normas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os projetos contribuem para o desenvolvimento e a competitividade de regiões em nível local, regional, nacional ou internacional. Os candidatos podem se inscrever em categorias como políticas públicas e governança, empresas, organizações não-governamentais e pesquisa e tecnologia; além de duas categorias individuais: Prêmio Ulysses da OMT para a Excelência na Criação e Difusão do Conhecimento e OMT Lifetime Achievement Award. Em 2015, a cerimônia de divulgação dos premiados contou com a participação de 320 participantes de mais de 50 países, incluindo 80 ministros, embaixadores e CEOs de grandes empresas.

Vencedores Brasileiros – O Brasil vem se destacando no cenário internacional com iniciativas de inovação e excelência em Turismo. Em 2015, na 12ª edição do Prêmio, o país teve dois destaques: o complexo turístico de Itaipu (PR) foi o vencedor na categoria Pesquisa e Tecnologia; e o projeto Fartura, que realiza festivais como o de Tiradentes e pesquisas gastronômicas pelo país, foi o segundo vice colocado na categoria Empresas.

A posição foi dividida com o projeto Primeira Experiência Profissional, da rede hoteleira Meliá na Espanha. Em 2012, o Instituto Marca Brasil foi o grande vencedor do Prêmio Ulysses da OMT (Organização Mundial de Turismo), na categoria Inovação em Organizações Não-Governamentais, em função do projeto Tour da Experiência “Brasil: As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo”.

O Ministério do Turismo também já conquistou o Prêmio de Excelência e Inovação em Turismo. Em 2007, o órgão foi o vencedor da categoria Governo, em reconhecimento ao Cadastur – Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo