Eventos

Conheça os cinco cenários do futebol olímpico no Brasil

Curso de qualificação em Turismo – Rio de Janeiro
Fonte: Min. do Turismo

Praias, complexos arquitetônicos tombados pela Unesco e a biodiversidade brasileira estão entre os atrativos que poderão ser contemplados durante a competição no futebol olímpico

As partidas de futebol olímpico no Rio 2016 terão início nesta quarta-feira (3) com partidas disputadas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A bola também vai rolar nos gramados de Salvador, Manaus e Brasília, dando a oportunidade para os visitantes brasileiros e estrangeiros conhecerem um pouco mais da diversidade cultural e das riquezas da flora e fauna encontradas no país. Assim, o viajante poderá se deixar encantar por cenários típicos da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica.

Brasília

Brasília - Foto: Divulgação/Embratur

Brasília – Foto: Divulgação/Embratur

Os turistas que viajarem para a capital federal para assistir aos jogos poderão conhecer a rica biodiversidade do Cerrado composta por mais de 11 mil espécies de animais e vegetais, e preservada nos parques espalhados por toda a cidade, além de seu Jardim Botânico. A frutas típicas da região também destacam-se na gastronomia, como o cajuzinho-do-cerrado e o pequi. No âmbito cultural, os visitantes podem contemplar os edifícios e monumentos arquitetônicos do Plano Piloto de Brasília, tombado como Patrimônio Cultural da humanidade pela Unesco em 1987.

Belo Horizonte

Belo Horizonte - Foto: Divulgação/Embratur

Belo Horizonte – Foto: Divulgação/Embratur

A transição do Cerrado para a Mata Atlântica compõe os cenários naturais da capital mineira, e pode ser contemplada na Serra do Curral e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, inaugurado em 1897 com 182 mil metros quadrados de área. Durante o passeio pela região Norte da cidade, os visitantes podem conhecer o Conjunto Moderno da Pampulha, tombado em julho pela Unesco e que tem entre seus atrativos a Igreja de São Francisco, o Museu da Pampulha, o Iate Clube e a Casa do Baile.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

As reservas de Mata Atlântica como a bela Floresta da Tijuca estão entre os atrativos turísticos que se destacam na cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 pela beleza das paisagens naturais e pela diversidade de espécies endêmicas da região. O Cristo Redentor e as praias de Copacabana e Ipanema são alguns dos cartões postais do Rio de Janeiro que são reconhecidos internacionalmente como atrativos culturais e de lazer.

São Paulo

São Paulo - Foto: Divulgação/Embratur

São Paulo – Foto: Divulgação/Embratur

A Mata Atlântica também é o bioma predominante na capital paulista, reconhecida como o destino brasileiro mais visitado por turistas brasileiros e estrangeiros motivados por negócios, eventos e convenções. O Parque Ibirapuera é um dos pontos turísticos mais procurados por moradores e turistas e oferece diversas opções para quem quer aproveitar um dia ao ar livre. Para os amantes da arquitetura moderna, a Casa de Vidro é parada obrigatória. A construção foi o primeiro projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, em 1951. O jardim da Casa de Vidro ocupa uma área de 7 mil m² e expressa o amor de Lina e do marido, Pietro, pela riqueza natural brasileira.

Salvador

Atrativos históricos Brasileiros considerados Patrimônio Cultural da Humanidade - Salvador, BA

Atrativos históricos Brasileiros considerados Patrimônio Cultural da Humanidade – Salvador, BA

Na Bahia, os visitantes poderão conhecer a vegetação típica de três biomas brasileiros, sendo o Cerrado no extremo oeste do estado, a Caatinga nas regiões central e norte, e a Mata Atlântica na região litorânea. No âmbito cultural, Salvador tem como destaque entre seus atrativos o Centro Histórico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985, que preserva casarões, palácios e igrejas do período colonial.

Manaus

Floresta Amazônica – Manaus

Floresta Amazônica – Manaus

Os jogos de futebol olímpico também enaltecerão a Amazônia, o maior bioma do Brasil. Em um dia de passeio pela capital do Amazonas é possível contemplar o encontro das águas dos rios Negro e Solimões que formam a bacia amazônica, fazer trilhas pela floresta para conhecer de perto a biodiversidade da região, conhecer o polo industrial da Zona Franca de Manaus e degustar os pratos típicos da gastronomia local, como o tacacá, a tapioca e o x-caboquinho, um tipo de sanduíche com tucumã, queijo coalho e banana frita.

INVESTIMENTOS

O Ministério do Turismo já investiu R$ 625,3 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística nas cidades de São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus, Belo Horizonte e Brasília, que sediarão os jogos de futebol da Olimpíada Rio 2016, como a implantação de sinalização turística, urbanização e reforma de atrativos turísticos.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo