Foto do Dia

Deserto da Namíbia – Namíbia

Deserto da Namíbia – Namíbia

Deserto da Namíbia – Namíbia

Curiosidade sobre o Deserto da Namíbia

O Deserto da Namíbia é um “mar de areia” formado por inúmeras dunas, encostas e planícies, permeada de lagos e vales, que pela ação do vento está em constante transformação e mudança, e localiza-se no sul da Namíbia em sua costa marítima junto ao Oceano Atlântico e estende-se, ao longo da costa oceânica, até o litoral sudoeste de Angola. Sua área ultrapassa 81.000 km² e integralmente faz parte do Parque Nacional Nammib-Naukluft na Namíbia, e se constitui na maior reserva de caça na África.

O nome Namib é original do dialeto san que vem a ser uma das formas linguísticas do idioma Khoisan falado na região, okhoekhoegowab, e, significa, “lugar vasto”, denominando perfeitamente a realidade da região. O deserto de areia se estende por uma área de cerca de 30.777 km², estendendo-se por 1.600 km ao longo do litoral junto ao Oceano Atlântico desde o sul da Namíbia ao sudoeste de Angola.

Já na sua largura leste-oeste, o deserto varia de 50 a 180 km.

O deserto é muito quente com altas temperaturas. O homem deve usar roupas claras, com uma maior refletividade do sol para não prejudicar a saúde, durante o dia chega a uma temperatura de 60 graus, e a noite varia entre 10 a 15 abaixo de zero.

Em 2013 o Comitê do Patrimônio Mundial em sua trigésima sétima sessão homologou a inscrição, declarando e incluindo o Mar de Areia da Namíbia na Lista do Patrimônio Mundial na Namíbia – Região África, justificando: ser um ambiente único, singular, com centenas de espécies de invertebrados, répteis e mamíferos, quase todos endêmicos da região, que se adaptaram a uma variedade de micro-habitats e nichos ecológicos que variam constantemente.

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo