Notícias

Ministério do Turismo cria programa de estímulo ao turismo de fronteira

Para fortalecer o turismo de curta distância e desenvolver o turismo entre os países sul-americanos, principalmente entre os do Mercosul, o Ministério do Turismo (MTur) criou, por meio da portaria n° 162, de 26 de agosto de 2011, publicada nesta segunda-feira (29/08), no Diário Oficial da União, o Programa Turismo de Fronteiras (Frontur).

A ideia é incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, auxiliar a preparação dos estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016, fortalecer a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informações e de atendimentos dos portões de entrada. Além disso, o programa propõe o aperfeiçoamento dos mecanismos de coleta e tratamento de dados estatísticos, como o fluxo de turistas entre os países.

Precisamos dinamizar, ordenar e estimular o fluxo de turistas com os países vizinhos. A América do Sul é um mercado importante para o turismo brasileiro. O debate de propostas e soluções para eliminar os entraves fronteiriços é fundamental para o desenvolvimento da região”, ressaltou o ministro do Turismo, Pedro Novais.

Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina estão entre os estados contemplados pelo programa.

Neste semestre, as ações do Frontur serão concentradas em Mato Grosso e no Amazonas – estados-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 –; no Acre, tendo em vista a Carreteira Interoceânica, que fará a ligação entre Rio Branco e Lima; e no Amapá, em razão da integração Brasil-França.

Ministério do Turismo cria programa de estímulo ao turismo de fronteira (Foto: SXC)

Fronteiras brasileiras – O Brasil faz fronteira ao longo de 15,7 mil quilômetros, que compreendem 11 estados do país e 588 municípios. Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), 80% do turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos.

No Brasil, a entrada de turistas por meio das fronteiras representa 39% do movimento turístico. Na França, mais de 70% dos visitantes são de países fronteiriços, enquanto no México, mais de 80%.

Os viajantes da América do Sul são os que mais apreciam destinos brasileiros: em 2010, foram 2.384.186 visitantes. No mesmo período, os europeus somaram 1.614.864 e os viajantes da América do Norte, 734.998.

Para acessar a portaria clique aqui

ASCOM

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo