Notícias

Infraero adere ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

O Brasil comemora nesta quarta-feira (21/9) o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data dedicada à reflexão e à conscientização sobre o direito da acessibilidade. A Infraero apoia essa ideia e promove nos seus aeroportos, ao longo do dia, uma série de atividades alusivas à data.

Este ano, a programação inclui a realização da Campanha Nacional da Multa Moral. A ação educativa ocorrerá em todos os estacionamentos dos aeroportos e da Sede, conscientizando os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência. A intervenção inclui a aplicação da “Multa Moral”,por meio da colocação de panfletos informativos nos para-brisas dos veículos estacionados indevidamente nas vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos.

De acordo com Nilce Maria Costa dos Santos, assessora da Diretoria de Aeroportos e presidente do Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero (Conaces), todos os integrantes da comunidade aeroportuária, incluindo empregados da Infraero, terceirizados e concessionários estão convidados a participar da mobilização. “Vamos disseminar o exemplo, para que o Brasil possa ser melhor”, destaca Nilce.

Lei

A oficialização do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência aconteceu em 14 de julho de 2005, com a publicação da Lei N.º11.133. Desde este marco, reflexões sobre inclusão social, cidadania e igualdade de condições das pessoas com deficiência vêm sendo incentivadas com auxílio de campanhas promovidas no País.

Apesar de determinação legal, que estabelece a reserva de 5% das vagas dos estacionamentos públicos e privados para idosos e 2% para a pessoa com deficiência, muitos ainda desconhecem ou simplesmente não respeitam essas vagas. A meta é que a Campanha Nacional da Multa Moral ajude a conscientizar motoristas em todos os estados brasileiros.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo