Notícias

Setor de logística comemora 100 anos de carga aérea na Alemanha

Os 100 anos de voos cargueiros na Alemanha estão sendo comemorados pelo setor de economia logística alemã. Em 19 de agosto de 1911, um avião que transportava exclusivamente carga decolou de uma pista de grama em Berlim-Johannisthal com destino a Frankfurt sobre o Ode. A bordo do Harlan de apenas um motor estavam exemplares recém-impressos do jornal “Berliner Morgenpost”.

No último dia 19, 100 anos depois do primeiro voo de carga na Alemanha, o transporte de mercadoria por via aérea tornou-se indispensável para os fluxos mundiais de mercadorias. “A carga aérea é uma garantia de crescimento econômico e o motor que acelera o sucesso da nossa economia”, disse Christoph Franz, presidente da Lufthansa. “Para a Alemanha como segunda maior nação exportadora do mundo em especial, a existência de um setor de carga aérea que funciona e tem bom desempenho é de vital importância.

A história da Deutsche Lufthansa está intimamente ligada aos transportes de carga. A Luft Hansa, antecessora da atual Deutsche Lufthansa AG fundada em 1926, já havia introduzido o primeiro serviço especial de carga aérea apenas dois anos depois de iniciar as operações. Quando a nova Lufthansa, fundada em 1965, iniciou as operações de voo já estava claro que, além dos passageiros, o transporte de carga também desempenharia um papel importante. Em 1956, a empresa já realizava voos cargueiros domésticos. Em 1972, a Lufthansa foi a primeira empresa aérea a operar o então maior avião cargueiro do mundo, o Boeing 747F, também conhecido como Jumbo cargueiro.

Manuseio de carga na Lufthansa Cargo

Embarque de cargas da Lufthansa Cargo

Hoje, a indústria de carga aérea há muito se transformou em um setor de sucesso global, com milhares de funcionários. Só na maior empresa de carga aérea da Alemanha, a Lufthansa Cargo, trabalham cerca de 4.500 pessoas, a maioria na base Frankfurt. E os sinais apontam para mais crescimento. “Queremos imprimir nossa marca também ao futuro do setor de carga aérea internacional e dar continuidade à nossa história de sucesso”, enfatizou Karl Ulrich Garnadt, presidente da Lufthansa Cargo AG.

Mas, para que isso se torne realidade, as circunstâncias econômicas e de infraestrutura também serão decisivas. “A ameaça da proibição dos voos noturnos no aeroporto mais importante da Alemanha, em Frankfurt, é apenas um dos exemplos das dificuldades que as empresas aéreas terão de enfrentar. Investimentos de grande porte em infraestrutura ou em aviões modernos e eficientes, porém, exigem planejamento seguro.”

A Lufthansa e a Lufthansa Cargo estão comemorando o jubileu de 100 anos de carga aérea com diversas ações no decorrer deste ano. Além de uma conferência de logística e mobilidade e de ampla oferta online sobhttp://www.facebook.com/100jahreluftfrachtwww.100jahreluftfracht.de, um dos cargueiros da empresa aérea recebeu uma edição comemorativa pelos 100 anos de carga aérea. O MD-11F, muito chamativo, viajará pela malha aérea mundial da Lufthansa Cargo no papel de embaixador voador deste jubileu.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo