Notícias

Passagens Aéreas — Tarifa caiu 17,7% de janeiro a agosto no Brasil

Em agosto de 2011, o valor médio da tarifa aérea doméstica obteve uma redução de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2010, passando de R$ 265,24 para R$ 244,74. Já a variação anual, de janeiro a agosto deste ano, expressou uma queda de 17,7%, ou seja, os preços pagos pelos passageiros pelo transporte aéreo tiveram uma importante redução acumulada. Na comparação com agosto de 2002, observou-se que o passageiro pagou menos da metade do que pagava há nove anos para voar em território nacional.

O Yield Tarifa Aérea Doméstico – valor médio que o passageiro paga para voar 1 km em território nacional – teve uma redução de 8,4 % em relação ao apurado para o mês de agosto de 2010. Nos últimos 14 meses, o mês de agosto de 2011 apresentou o mais baixo Yield Tarifa Aérea Doméstico na comparação com o mesmo mês de anos anteriores desde 2002, ano em que se inicia a série de dados de tarifas aéreas domésticas.

Metodologia

Os valores apresentados são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas, mensalmente registradas na ANAC, e são atualizados pelo IPCA – índice oficial utilizado pelo governo brasileiro para medir a inflação – até o mês mais recente apresentado no Relatório de Tarifas Aéreas.

São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros comercializados junto ao público em geral, independentemente de escalas ou conexões, e desconsiderados os bilhetes oferecidos gratuitamente, decorrentes de programas de fidelização (milhas) e os vinculados a pacotes turísticos, a tarifas corporativas, a tarifas diferenciadas oferecidas a empregados e a tarifas diferenciadas de crianças.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo