Notícias

Turismo celebra a Semana Nacional de Museus

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (Foto: Min. do Turismo)
Fonte: Ministério do Turismo

Na Semana Nacional de Museus, no Brasil são mais de 3,6 mil, somente os 883 monitorados pelo Ibram chegam a receber cerca de 25 milhões de visitantes

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (Foto: Min. do Turismo)

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro (Foto: Min. do Turismo)

Responsáveis por preservar a história e a cultura de um povo e considerados importantes equipamentos turísticos, os museus ganharam uma data especial para celebrar a sua relevância na próxima quarta-feira (18), quando se comemora o Dia Internacional do Museu. Inspirado na data, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) organiza anualmente a Semana Nacional de Museus que terá início nesta segunda-feira (16) e segue até a próxima sexta-feira (22) com a participação de 1,2 mil instituições nacionais.

O tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus para esta 14ª edição do evento foi “Museus e Paisagens Culturais”, que será apresentado em palestras, exposições e ações educativas nas cinco regiões do país. De acordo com a pesquisa de visitação anual do Ibram referente a 2014, os 883 museus brasileiros monitorados receberam 24,8 milhões de visitas.

A visitação aos museus brasileiros também foi destaque na pesquisa do jornal inglês The Art Newspaper, que monitora a visitação a exposições em todo o mundo. Na categoria pós-impressionista e moderna, cinco exposições realizadas em museus brasileiros ficaram entre as dez exibições com as maiores médias de visitação diária.

Museu Oscar Niemeyer — Curitiba por Carlos Pecuch

Museu Oscar Niemeyer — Curitiba por Carlos Pecuch

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, ocupou as duas posições do topo do ranking com as exposições Picasso e a Modernidade Espanhola, e Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto, com visitação média de 9,5 mil e 8,2 mil respectivamente.

Já o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, ficou com a terceira posição, registrando a média de 7,2 mil visitas por dia. As exposições de Kandinsky e Picasso também colocaram os CCBB de Brasília e de São Paulo no ranking das dez maiores visitações diárias dessa categoria, com médias de 4,6 mil e 3,5 mil visitas respectivamente. Ao final do período das cinco exposições realizadas no Brasil, foram registradas 2 milhões de visitas.

De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, 5.425 agências cadastradas no Cadastur oferecem serviços do segmento de estudos e intercâmbios, categorias nas quais também se enquadram a visitação de museus. Este número representa um crescimento de cinco vezes em relação ao valor registrado em 2009, quando 945 agências ofereciam o serviço.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo