Notícias

A380 – Galeão recebe primeira operação comercial da maior aeronave do mundo

A380 – Galeão recebe primeira operação comercial da maior aeronave do mundo
Fonte: Assessoria de Comunicação da ANAC

Certificação da ANAC ao aeroporto para receber a aeronave A380 ocorreu no final de 2014

Era aproximadamente 21h50 quando o coordenador de pátio do aeroporto do Galeão anunciou aos mais próximos dele: pessoal o Airbus 380 aterrissou no terminal. À sua espera estava um batalhão de fotógrafos aguardando para obter a melhor imagem do jumbo. Com mais de 72 metros de comprimento, envergadura de 79 metros, 24 metros de altura, 845 metros quadrados de área das asas e capacidade para transportar 800 passageiros, o A380 é tido como o maior avião comercial de passageiros do mundo.

Antes de se dirigir ao finger destinado a ele no pátio do terminal, o avião foi batizado com jatos de água pelo Corpo de Bombeiros do aeroporto, como tradição no meio aeronáutico. Pela primeira vez em solo carioca, o Airbus 380 da Air France veio exclusivamente para fazer o transporte da delegação francesa, que participara dos Jogos Olímpicos, e dos turistas que tinham a França como destino.

Após pouco mais de 5 horas no terminal, o A380 decolou com destino à Paris. Tão grande quanto a recepção da aeronave no Galeão é a expectativa de passageiros e espectadores para que mais vezes o jumbo possa ser visto em solo brasileiro.

Processo de certificação

Certificado pela ANAC desde dezembro de 2014 após cumprir os requisitos necessários para a recepção e operação segura dessas aeronaves, em conformidade com a legislação aplicável e com os procedimentos aceitos pela ANAC, o aeroporto do Galeão foi o primeiro terminal brasileiro a receber autorização dos órgãos de aviação para operar o A380.

Além de cumprir com os requisitos obrigatórios de segurança e navegação, o operador do terminal teve que prover alterações na pista de pouso e decolagem e a elevação do nível de proteção contraincêndio.

Juntamente com o Galeão, o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é o outro terminal brasileiro que possui certificação das autoridades aeronáuticas para receber o A380. Com autorização emitida em outubro de 2015, o aeroporto de Guarulhos recebeu a operação do A380, na ocasião a aeronave foi operada pela Emirates, em novembro do mesmo ano.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo