Notícias

Ministério do Turismo investe em comunidades ribeirinhas da Amazônia

Empreendimentos financiados pelo Ministério do Turismo vão contribuir para a redução da pobreza e desenvolvimento do turismo nas comunidades ribeirinhas

Ministério do Turismo investe em comunidades ribeirinhas da Amazônia - Manaus (Foto: Divulgação Embratur)

Ministério do Turismo investe em comunidades ribeirinhas da Amazônia – Manaus (Foto: Divulgação Embratur)

Comunidades ribeirinhas da região metropolitana de Manaus (AM) ganharam um importante reforço do Ministério do Turismo e do governo do Amazonas para ampliar a recepção e a qualidade do atendimento ao turista que busca contato com a cultura e natureza da Amazônia. A construção de duas pousadas comunitárias e uma central de artesanato, em Iranduba, vão ajudar a potencializar o turismo no município, uma área de matas, vitórias régias e cultura indígena.

O investimento de R$ 290 mil do MTur permitiu a construção de pousadas de 15 leitos, cada uma, nas comunidades de Acajatuba e Paricatuba. Outros R$ 148 mil foram direcionados para a Central de Artesanato de Janauari, município na margem direita do Rio Negro com tradição na produção de peças que utilizam como matéria prima madeira, sementes e fibras na confecção de quadros, bijuterias, flautas, miniaturas de canoas e animais.

“São ação como estas, com investimentos até modestos, que confirmam o poder transformador e sustentável da atividade turística. Essas obras vão ajudar na atração de mais turistas para a região e, como consequência, na geração de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas”, comenta o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Segundo ele, a cultura das comunidades ribeirinhas, além da natureza exuberante, é um importante atrativo do turismo amazônico.

A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, disse que o Turismo de Base Comunitária se junta a outros segmentos em desenvolvimento no estado como os de Pesca Esportiva, Cruzeiros, Negócios e Eventos.

“Os equipamentos servirão como ferramentas de indução para a geração de renda e a redução da pobreza naquelas comunidades”, disse ela, em nota.

Os empreendimentos comunitários foram inaugurados no final de outubro e já estão em funcionamento.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo