Alagoas

Os encantos das águas de Alagoas

Praia do Gunga
Fonte: Ministério do Turismo

Apelidado de Paraíso das Águas, estado é repleto de atrativos turísticos seja nas lagoas, rios ou mar. Confira mais sobre as águas de Alagoas

Piaçabuçu. Crédito: divulgação/Embratur

Piaçabuçu. Crédito: divulgação/Embratur

Cercado por rios e lagoas que inspiraram o nome do estado, Alagoas é um destino turístico que oferece aos seus visitantes inúmeras opções de passeios pelas águas de Alagoas que encantam os viajantes com seus diferentes tons de azul e verde. No estado, que também é cortado pelo belo Rio São Francisco, a lagoa Manguaba com seus cerca de 42 quilômetros quadrados impressiona e convida turistas a passeios de barco por ilhas e ilhotas. Nos povoados da região o visitante pode apreciar pratos típicos a base peixe fresco.

As praias do Francês, Barra de São Miguel, Gunga, Jequiá da Praia, Coruripe e Feliz Deserto também conquistam uma legião de admiradores com a beleza de suas águas. Na maré baixa, a praia da Barra forma piscinas naturais ideais para o banho. Já a Praia do Francês tem trechos ideais para o surf, além de também formar piscinas naturais durante o período de baixa do mar.

Praia do Gunga

Praia do Gunga

Saindo da Barra de São Miguel, é possível fazer a travessia até o Gunga – conhecida pela paisagem paradisíaca, emoldurada por filas de coqueirais – de escuna ou pela estrada. No local há opções de passeios de bugre e quadriciclo, além de inúmeros opções para a prática de esportes náuticos.

Para os amantes do ecoturismo, a opção é a Praia do Pontal do Peba, com 26 quilômetros de extensão e uma Área de Proteção Ambiental. Localizada no município de Piaçabuçu, o espaço abriga um rico ecossistema em mangues, Mata Atlântica, aves migratórias, área de preservação de tartarugas marinhas, dunas e coqueirais.

E é de Piaçabuçu que partem os barcos coloridos para a foz do Rio São Francisco. Durante o passeio, com duração de cerca de 1h30min, a vegetação e as esverdeadas águas antecipam a beleza do encontro do rio com o mar. Ao fazer passeios em ambientes naturais, o Ministério do Turismo recomenda que os viajantes sigam as dicas da campanha Passaporte Verde, tais como levar todo o lixo gerado durante o passeio e evitar a hospedagem ou acampamento em áreas protegidas.

Para estimular o fluxo de visitantes em Alagoas, o Ministério do Turismo celebrou contratos de repasse com o estado que somam mais de R$ 442 milhões para obras de infraestrutura turística como construção e reforma de praças, sinalização, construção e reforma de vias entre outras.

* Com informações da Secretaria de Turismo de Alagoas

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo