Amazonas

Dia da Amazônia – Cinco roteiros imperdíveis

Floresta Amazônica – Manaus
Fonte: Min. do Turismo

As riquezas naturais da Amazônia foram as principais motivações de viagem de 68,3% dos turistas estrangeiros que visitaram Manaus a lazer em 2015

As paisagens naturais e a biodiversidade endêmica do maior bioma brasileiro são comemoradas no dia 5 de setembro, com o Dia da Amazônia. As riquezas naturais deste bioma predominante na Região Norte do país foram reconhecidas como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2000, com o tombamento do Complexo de Conservação da Amazônia Central.

As atividades de ecoturismo e turismo de aventura que possibilitam o contato com a natureza foram apontadas como principal motivo de viagem por 68,3% dos turistas estrangeiros que visitaram a capital amazonense a lazer no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Para celebrar a data, a Agência de Notícias do Turismo separou cinco dicas de atrativos onde os visitantes podem conhecer a biodiversidade e a cultura da região.

Encontro dos rios

Encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões (Foto: David Rego Jr.)

Encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões (Foto: David Rego Jr.)

Manaus é vista como a porta de entrada para a Floresta Amazônica, o que faz dela um atrativo turístico para o mundo inteiro. Próximo a cidade já é possível observar alguns encantos naturais da Amazônia como o encontro entre as águas do Rio Negro e Rio Solimões. Fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas pardas do Rio Solimões, que se juntam para formar o Rio Amazonas.

O encontro dos rios Negro e Solimões que formam a bacia amazônica é um dos grandes atrativos naturais da região que encanta os turistas pela beleza de sua paisagem. Os visitantes podem conhecer este cenário durante passeios de barco ou de avião.

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas (Foto: Crédito: David Rego Jr.)

Teatro Amazonas (Foto: Crédito: David Rego Jr.)

O Teatro Amazonas é dos principais atrativos culturais de Manaus, que destaca-se na paisagem urbana da capital por sua arquitetura e pela cúpula com as cores da bandeira do Brasil. Em 1966, o Teatro Amazonas foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Teatro foi construído 1882 e inaugurado no auge do ciclo da borracha em 1896, com capacidade para 701 lugares. Para realização das obras de decoração, pintura, ornamentação e instalação do mobiliário foi contratado na época, o famoso artista pernambucano, Crispim do Amaral, formado pela Academia Real de São Lucas, na Itália. O prédio, criado no estilo eclético, possui ainda estátuas de ferro francesas, pinturas italianas neoclássicas e mármores de Carrara.

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica – Manaus

Floresta Amazônica – Manaus

Os turistas podem contemplar a beleza das paisagens naturais e conhecer a biodiversidade do bioma amazônico em trilhas, passeios de barco pelo Rio Amazonas e durante o passeio de avião, que oferece vista panorâmica da vegetação tropical cercada pelo rio e seus afluentes.

Festival de Parintins

Dia da Amazônia – Festival de Parintins (Foto: David Rego Jr.)

Dia da Amazônia – Festival de Parintins (Foto: David Rego Jr.)

Entre os eventos culturais da região amazônica, o Festival de Parintins destaca-se pela preservação das tradições dos povos caboclos e indígenas que habitavam o local. As apresentações dos dançarinos e alegorias que representam os Bois Garantido e Caprichoso são realizadas no mês de junho e impulsionam o turismo na região.

Localizada a 325 km de Manaus, a margem direita do Rio Amazonas, Parintins é palco de uma das maiores manifestações de cultura popular do mundo, o Festival Folclórico de Parintins, espetáculo de rara beleza onde se pode ver todo o talento e criatividade do homem da Amazônia. Os Bois Caprichoso – azul e branco – e Garantido – vermelho e branco – empolgam suas torcidas e visitantes transmitindo alegria nas suas apresentações na arena do “bumbódramo”, nos dias 28,29 e 30 de junho.

Praia da Ponta Negra

Praia de Ponta Negra (Foto: Crédito: Diego Campos)

Praia de Ponta Negra, em Manaus, AM. (Foto: Crédito: Diego Campos)

As praias de água doce também estão entre as opções para os turistas que desejam desfrutar do contato com a natureza durante a visita ao destino. A Praia da Ponta Negra destaca-se entre estes atrativos de lazer, em que os visitantes podem praticar esportes, conhecer a biodiversidade e contemplar a beleza do pôr do sol às margens do Rio Negro.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo