Eventos

4.° Festival Gastronômico do Cordeiro Serrano acontece em Cunha até 10 de setembro

A cidade de Cunha (SP) está sediando o 4.° Festival Gastronômico do Cordeiro Serrano. O evento que vai até o dia 10 de setembro tem como objetivo valorizar a gastronomia da região e incentivar o consumo de carne de cordeiro, com alto teor nutritivo, rica em vitamina B, fósforo, cálcio e potássio. Os visitantes podem conhecer a produção, saborear iogurte feito com leite de cabra e pratos preparados com a carne de cordeiro.

Durante o festival, os visitantes podem conhecer os criadouros de cordeiro e de cabra, experimentar os queijos e iogurtes feitos com o leite da cabra, ver o trabalho das artesãs, tecendo tapetes e almofadas, e ainda conhecer a oficina da lã. Nos restaurantes da cidade, serão servidos diversos pratos tendo o a carne de cordeiro como principal ingrediente. Tem Carré de cordeiro, servido com arroz de figos e amêndoas, molho de iogurte com hortelã e salsa, no Baco Restaurante, por exemplo, lombo de cordeiro grelhado, com batatas rösti e lentilhas vermelhas, no restaurante Quebra Cangalha, entre outros. O Gnomo, restaurante vai oferecer aos clientes um guisado de cordeiro com shitake, acompanhado de purê de pinhão e geleia de limão siciliano.

Cunha fica no Alto do Paraíba, a 235 km de São Paulo, e faz divisa com Ubatuba, São Luis do Paraitinga e Guaratinguetá, entre outras no Estado de São Paulo, e mais Angra dos Reis e Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. São apenas 45 km até Paraty, mas parte da estrada, cerca de 12 km não são pavimentados, e o acesso só pode ser feito em veículos 4 X 4.

Desde 1948, Cunha é considera Estância Climática, a única da Serra do Mar. Com uma população de 25 mil habitantes, grande parte rural, a cidade vive da pecuária leiteira e culturas do milho, feijão e batata. Nos últimos anos, o turismo vem crescendo, com forte investimento em estabelecimentos de hospedagem, produção de trutas, cogumelos e artesanato. Um dos destaques da cidade é a cerâmica de alta temperatura, turistas de todo o Brasil vão até Cunha para acompanhar aberturas de fornos e comprar peças dos mais de 20 ateliês.

Cordeiro sobre cama de farofa de cebola e ervas finas; especialidade gastronômica de Cunha (Foto: Divulgação)

Mais informações sobre o 4.° Festival Gastronômico do Cordeiro Serrano em www.cunha.sp.gov.br

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo