Eventos

Paraty tem 7º Festival Internacional de Fotografia em Setembro

Entre 21 e 25 de setembro, Paraty vai fugir do cenário e ficar “atrás das câmeras” debatendo, entre outros temas, o futuro da imagem, no 7º Festival Internacional de Fotografia.

Por cerca de cinco dias, a cidade histórica vai servir de fundo para discussões, considerações e análises das tendências da fotografia moderna e futura, num mundo cada vez mais digital, rápido e de imagens embaralhadas.

A sétima edição do Paraty em Foco vem com o título/tema #FUTURO, numa deliberada formatação twitiana aproximando um mundo de imagens que sacramentam o digital como meio de produção, difusão e como linguagem. Conceitos de hoje e de amanhã pelas mãos de diferentes e influentes profissionais do Brasil, Inglaterra, Holanda, África do Sul, Estados Unidos, Peru, Itália, Espanha, França e Argentina.

A programação deste ano traz novidades no seu formato: as Noites de projeção ganharam corpo com atividades que começam todas as noites às 22h30 no Espaço Multimídia. Este ano terão duas noites de Lançamentos: livros, portfólios e, claro, em um festival que trata do futuro, revistas virtuais.

A programação de Exposições se desmembra em duas. Durante todo o dia até às 22h o visitante pode ir até uma das mostras do tradicional circuito de galerias e ocupações na cidade, composto por 2 convidados, Penelope UMBRICO e Miguel RIO BRANCO, 2 projetos sociais, Meninos do ITAE e Trecho 2.8, 1 exposição do trabalho desenvolvido pelo Teatro de bonecos de Paraty e os 6 selecionados do programa de convocatória que visa estimular a jovem produção da fotografia latino-americana.

O segundo bloco de exposições será o Circuito Noite composto de projeções nas ruas da cidades, das 19h às 23h, com vídeos e fotografias de trabalhos escolhidos pela organização que discutem de forma extrema, o futuro, a fotografia e a imagem.

Paraty tem 7º Festival Internacional de Fotografia em Setembro (Foto: SXC)


Paraty tem 7º Festival Internacional de Fotografia em Setembro (Foto: SXC)

Exposições Circuito Galerias e ocupações: a cidade fica tomada pela fotografia.
As mostras estarão espalhadas entre galerias da cidade [Galeria Zoom, Traço Atelier, Galeria do Iphan, entre outras] e lugares inusitados, como a Capelinha Nossa Senhora das Dores (2º andar), o Mercadinho do Cais, os Tapumes (atrás da igreja Santa Rita), a Casa da Pólvora e outros. As que as exposições são formadas por obras de artistas convidados, trabalhos escolhidos via Convocatória e com o resultado de trabalhos sociais que usam a fotografia como plataforma.

Exposições Circuito noite: novidade desta edição
Programação de exposições projetadas nas ruas de Paraty, que irão acontecer todas as noites, das 19h às 23h.

Projeções
Todas as noites na tenda acontecem as famosas Noites de projeção com trabalhos fotográficos, documentários, curtas e filmes, sempre a partir das 22h30.

Workshops: são 28
Os cursos têm duração de um, dois ou três dias e serão conduzidos por profissionais de renome, nacionais e internacionais. É necessária inscrição prévia que pode ser feita via site ou durante o festival [se houver vagas remanescentes].

Leitura de portfólio
Estabelece contato entre curadores, diretores de festivais, editores e jovens fotógrafos. Realizado no Lounge do visitante.

Laçamentos
Este ano o festival preparou duas noites com coquetel de lançamento de livros, portfólios e revistas virtuais.

Leilão de fotografias
Criado junto com o Festival, em 2005, traz valores mais convidativos do que os normais das galerias. Com grandes nomes da fotografia brasileira é uma forma de incentivar o colecionismo

Mais informações, acesse o website oficial do evento.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo