Eventos

Fórum debate turismo na América do Sul

Evento de negócios em Niterói (RJ) é voltado ao mercado turístico na América do Sul

A Secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Bel Mesquita, participou nesta segunda-feira (7) da abertura oficial do Fórum Sul Americano de Negócios, em Niterói (RJ). Nesta segunda-feira foram apresentados estudos de caso sobre turismo na Argentina, Equador e Uruguai. Nesta terça-feira (8) os temas serão Venezuela, Colômbia, Bolívia e Suriname.

Na fala de abertura, Bel Mesquita citou a cultura sul-americana como ponto de congruência do turismo na América do Sul. “Neste entrelaçamento de culturas é importante que o turismo atue como fator de desenvolvimento. O turismo pode ser este fator de desenvolvimento econômico e social no continente.

O evento conta ainda com mesas redondas com os temas “O impacto da mídia e a importância da comunicação para o Turismo na América do Sul”, “O posicionamento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro em face aos mega eventos”, “A influência da internet na comercialização de produtos e serviços de Turismo” e “Rotas Aéreas, Potencialidade e Perspectivas”.

O Encontro

Há duas décadas a Prefeitura de Niterói tem por tradição a realização de Encontros Internacionais.

Seu objetivo principal é homenagear países e propiciar mais que um diálogo, uma rede de cumplicidade mútua, de sólidas relações intergovernamentais, de reencontro, resgate e redescoberta de identidades culturais.

Após os bem sucedidos Encontros com Cuba (1992), Portugal (1998), Japão (1998), Itália (1999) e Espanha (2006), agora em 2011, a cidade de Niterói abrigará o Encontro com América do Sul, que será realizado entre os dias 04 e 26 de novembro. Durante o período acontecerão simultaneamente centenas de atividades gratuitas espalhadas pela cidade utilizando seus espaços públicos e privados, contemplando as mais diversificadas áreas: artes visuais, audiovisual, artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, tradição e folclore, esporte, eventos temáticos e acadêmicos, além da realização de um Fórum de Turismo nos dias 07 e 08 de novembro, com workshops, palestras e rodada de negócios.

O que se pretende com a iniciativa do Niterói Encontro com a América do Sul é, através da união pela diferença, estimular uma coexistência heterogênea, buscando a troca de experiências entre culturas e peculiaridades de cada um dos países sul- americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, que juntos compõem a América do Sul, a partir do desenvolvimento de um questionamento comum em escala continental, sobre o que é e o que significa o continente sul-americano em termos de produções de identidades, de fronteiras, de relações entre línguas e culturas, de movimentos da população, de desenvolvimento social, de produções culturais, etc.

Mais informações você encontra no website oficial do projeto.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo