Eventos

Nordeste voltado para a Argentina

Evento de dez anos do Comitê Visite Brasil, em Buenos Aires, é marcado por presença de secretários de turismo do Nordeste

Durante a abertura da Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires, foi comemorado o aniversário de dez anos do Comitê Visite Brasil, que congrega operadores de turismo para o Brasil na Argentina. “Nunca vi tantos secretários dos estados aqui na Argentina, o que mostra a determinação da Embratur e estados de trabalhar juntos pela atração de turistas argentinos”, afirmou o embaixador do Brasil na Argentina, Enio Cordeiro.

Estavam presentes os secretários de Turismo de Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro. O Secretário de turismo de Buenos Aires, Carlos Gutierrez, também participou.

O presidente do Comitê Visite Brasil, Eloi Rodrigues de Almeida, relembrou o início dos trabalhos, há dez anos, em plena crise econômica argentina de 2001. “Começamos com oito operadores apenas”, afirmou. O presidente do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), Domingos Leonelli, afirmou que: “a América do Sul tem de se apaixonar por si própria antes, para o mundo se apaixonar pela gente”.

Este evento de hoje, mais que comemorativo, é alvissareiro do que está por vir”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Pela primeira vez no continente, há uma conjunção de democracia, crescimento econômico e distribuição de renda. Essa soma de fatores permite que finalmente tenhamos um turismo forte entre os países da América do Sul”, afirmou.

Dino lembrou estudo da Organização Mundial do Turismo (OMT) segundo o qual cerca de 80% das viagens de turistas no mundo ocorrem dentro do mesmo continente.
O Brasil não segue a tendência mundial. Os sul-americanos representam menos da metade dos turistas que o país recebe. Para Dino, a superação desse problema é uma das chaves para chegar a um novo patamar do número de entrada de turistas no Brasil.

Também em Buenos Aires, a Fundação de Comissão do Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), com apoio da Embratur, assinou na quinta-feira (27), durante o 16º Workshop All Seasons, protocolo de intenções com a associação de agências de viagens da capital argentina.

A parceria irá favorecer o tráfego aéreo em voos regulares e charteres; desenvolver ações conjuntas de marketing; capacitar recursos humanos no setor de turismo; e comercializar produtos e serviços turísticos.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo