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Isenção de visto durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016

No estande da Embratur, australianos buscam informações sobre a Olimpíada e outros destinos do Brasil – Foto: Embratur/Divulgação

Isenção de visto durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 é divulgada em evento na Austrália. Embratur, em parceria com o Consulado do Brasil em Sydney, busca fomentar o fluxo de turistas australianos para o País

A participação brasileira na primeira etapa da Latin America Travel Week, em Sydney, foi marcada pela divulgação da isenção de visto para turismo para Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. Além disso, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participou de rodadas com o trade australiano especializado em América Latina para apresentação do Brasil como opção de destino de longa distância.

A feira, organizada pela ATALA (Australian Tourism Association for Latin America), ocorre em Sydney, de 15 a 18 de maio, e em Melbourne, de 19 a 22. O evento conta com a parceria com o Consulado do Brasil em Sydney.

“A atuação do Instituto, no evento, faz parte da estratégia de promoção da isenção temporária de vistos para o Brasil concedida a países com forte tradição olímpica. Essa ação deve resultar em um incremento de 20% no número de visitantes das nacionalidades contempladas durante a Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro”, destacou Bruno Reis, coordenador da Diretoria de Inteligência e Promoção Turística.

Estimativas do Ministério do Turismo indicam que a medida pode acrescentar até US$ 1,7 bilhão a mais na economia brasileira. De acordo com a Portaria nº 216, divulgada em 30/12/2016, o estrangeiro beneficiado pela isenção de visto terá o limite de 90 dias, a contar da data da primeira entrada, para permanecer no Brasil. A medida terá vigência de 1º de junho a 18 de setembro de 2016.

“A Austrália é um País prioritário para a Embratur, pois tem aumentado seu emissivo de turistas em território nacional. Não pudemos deixar de observar o crescimento desse mercado em 2014, quando 67 mil australianos estiveram no Brasil no ano da Copa do Mundo FIFA 2014, um aumento de 33% em relação ao ano anterior”, enfatizou o coordenador do Instituto.

Isenção de visto durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 é divulgada em evento na Austrália – Foto: Embratur/Divulgação

Isenção de visto durante a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 é divulgada em evento na Austrália – Foto: Embratur/Divulgação

Para os Jogos Olímpicos, mais de 53 mil ingressos já foram comprados na Austrália. Até o começo do mês de abril, o Comitê Organizador do Mundial registrou que o País ocupa a 5ª posição no ranking dos que garantiram maior volume de entradas para a primeira Olimpíada da história da América do Sul. Com o intuito de potencializar as ações de isenção de visto, de 1º de junho a 18 de setembro de 2016, para os mercados Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, a Embratur fará uma campanha nesses países, a partir do dia 23 deste mês. Os meios contemplados serão focados no turista potencial – internet, revista de bordo e mídia em aeroportos.

“A Austrália tem um potencial enorme de emissão de turistas para o Brasil, além de ter características muito similares às do nosso País. Temos que inserir o Brasil na lista de destinos desejados pelo povo australiano”, disse Bruno Reis.

O turista da Austrália fica, aproximadamente, 12 dias no Brasil e tem gasto médio diário de 71 dólares. Quando o foco da viagem é lazer, os destinos preferidos são Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu. Já o turista de negócios procura Porto Alegre, além de Rio e São Paulo, tendo um gasto médio de 346 dólares. O segmento de Sol e Praia empata com o de Ecoturismo e Aventura, ambos com 23% da cota dos australianos que vêm ao Brasil.

ATALA – A Australian Tourism Association for Latin America (ATALA) é uma associação com sede na Austrália dedicada à promoção de viagens para a América Latina. A finalidade da América Latina Travel Week 2016 é aumentar a consciência da América Latina como um destino de viagem com os consumidores australianos e agentes de viagens de varejo. A feira promove oportunidades para painéis e produtos apresentarem-se ao mercado australiano, oferecendo-lhes o acesso aos consumidores finais alvo, aos principais agentes de viagens de varejo, ao trade latino-americano e à imprensa australiana especializada.

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