Eventos

Oktoberfest – Blumenau celebra a maior festa alemã do Brasil

Blumenau ganha título oficial de Capital Nacional da Cerveja
Fonte: Min. do Turismo

Oktoberfest, que comemora a imigração alemã no Brasil, atrai população local, turistas de todo o Brasil, de países vizinhos e até da Europa

Localizada na região turística conhecida como Vale Europeu, em Santa Catarina, Blumenau sedia, a partir desta quarta-feira (5), a maior festa alemã em solo brasileiro: a Oktoberfest. Durante 19 dias, são esperados mais de 500 mil visitantes brasileiros e estrangeiros na Vila Germânica de Blumenau e nos municípios do Vale do Itajaí. Todos os anos a festa gera centenas de empregos em diversas áreas. Para esta 33ª edição, 800 vagas já foram preenchidas.

A Oktoberfest celebra as tradições germânicas, como a dança, a música, os trajes típicos, a gastronomia e, principalmente, a cerveja. No Brasil, a festa, de iniciativa popular, teve sua 1ª edição em 1984 e se inspirou na celebração Alemã. A maior e mais tradicional do mundo é realizada em Munique, desde 1810, quando toda a população foi convidada para um casamento real.

Oktoberfest – Blumenau celebra a maior festa alemã do Brasil - (Foto: Min. do Turismo)

Oktoberfest – Blumenau celebra a maior festa alemã do Brasil – (Foto: Min. do Turismo)

A cerveja, antes proibida, foi incorporada ao evento somente em 1918. O sucesso do evento de Santa Catarina é reproduzido, em menor escala, em outras cidades brasileiras. A animação é tanta que virou uma espécie de “Carnaval do Sul” com carros alegóricos, desfiles, fantasias e festas de rua. Além disso, foi criado o Vovô Chopão, personagem símbolo da festa.

Em Blumenau, a primeira Oktoberfest surgiu da necessidade de arrecadar fundos para reconstruir a cidade, arrasada por enchentes. No primeiro ano, em apenas 10 dias, 102 mil pessoas passaram pela festa. Na época, o número equivalia ao dobro da população local com um consumo de mais de 100 mil litros de chope.

Em 33 anos, a festa registra mais de 20 milhões de visitantes e 14 milhões de litros de chope. O recorde de público foi de um milhão de visitantes em 1992. O concurso Chope no Metro envolve homens e mulheres e faz jus ao tamanho da festa. O concorrente que beber um metro de chope (600 ml), sem álcool, em menos tempo, sem tirar a tulipa da boca, vence a competição.

Oktoberfest – Blumenau celebra a maior festa alemã do Brasil - (Foto: Min. do Turismo)

Oktoberfest – Blumenau celebra a maior festa alemã do Brasil – (Foto: Min. do Turismo)

Uma das grandes atrações da festa é a gastronomia, que todos os anos atrai turistas do Brasil e do exterior interessados em provar a culinária típica da região, harmonizada com diversos estilos de chopes. Os grupos de dança folclórica germânica são outra bela atração. Além de abrilhantarem os desfiles pela Rua XV de Novembro, os grupos fazem apresentações diárias dentro dos pavilhões do Parque Vila Germânica.

ATRATIVOS

Vila Germânica – Blumenau (Foto: Getty Images)

Vila Germânica – Blumenau (Foto: Getty Images)

Além da Oktoberfest, o turismo em Blumenau é marcado por eventos e cartões postais responsáveis pelo incremento da economia local e pela atração de milhares de turistas durante todo o ano. Entre outras festas destacam-se, ainda, o Festival Brasileiro da Cerveja, Magia de Natal e Weihnachtsdorf (Vila de Natal) e Osterdorf (Vila de Páscoa). Blumenau também é reconhecida como a Capital Brasileira da Cerveja, pela diversidade de cervejarias artesanais. Museus, igrejas e a arquitetura no estilo enxaimel, característico da Alemanha, completam o roteiro turístico o ano inteiro.

INVESTIMENTOS

Desde a sua criação, o Ministério do Turismo já investiu R$ 397 milhões em infraestrutura turística no Estado de Santa Cataria. A cidade de Blumenau recebeu R$ 4,3 milhões. Os recursos foram investidos, principalmente, em sinalização turística e no Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo