Foto do Dia

Samarcanda – Uzbequistão

Samarcanda – Uzbequistão

Samarcanda – Uzbequistão

Curiosidade sobre Samarcanda

Samarcanda cujo nome significa “Forte de Pedra” ou “Cidade de Pedra”, em sogdiano, é a segunda maior cidade do Uzbequistão e a capital da província de Samarcanda, situando-se num fértil vale irrigado.

A cidade é famosa pela sua localização estratégica no centro da Rota da Seda entre a China e a Europa, e por ser um centro de estudos islâmicos de grande importância. Fundada no primeiro milénio antes da era cristã e é considerada uma das mais antigas cidades do mundo, tendo sido fundada, aproximadamente, em 700 a.C.., como paragem na Rota da Seda, foi conquistada por Alexandre, o Grande e pelos Abássidas. Foi no século XIV a capital do império de Tamerlão, que a dotou de magníficos edifícios dignos de uma capital imperial. Foi ainda capital do Uzbequistão entre 1925 e 1930. Hoje é o centro comercial e turístico do país e tem cerca de 550 milhares de habitantes.

Em 1939 Samarcanda tinha 134.346 habitantes e em 2008 a população urbana era de cerca de 596.300, sobretudo de tadjiques de línguas persas. Tal como Bucara, Samarcanda é um dos centros históricos do povo tadjique na Ásia Central.

O clima é marcadamente continental. Os verões são secos e quentes, e os invernos muito frios. Julho e agosto são os meses mais quentes do ano, com as temperaturas a atingir e exceder os 40ºC. A maior parte da baixa precipitação anual ocorre de dezembro a abril.

Alguns pontos de interesse da cidade histórica são a Praça do Registan, a Mesquita de Bibi-Khanym, a Necrópole de Shakhi-Zinda, o Mausoléu de Gur-Emir, o Observatório de Ulugbek e o Museu de Afrasiab.

Samarcanda foi inscrita na lista do patrimônio mundial da UNESCO em 2001.

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo