Foto do Dia

Rotterdam – Holanda

Rotterdam – Holanda

Rotterdam – Holanda

Curiosidade sobre Rotterdam

Rotterdam é a segunda maior e mais importante cidade da Holanda, ficando atrás somente da capital, Amsterdã. Sede do maior porto marítimo da Europa, possui cerca de 617.347 habitantes (dados de 2012). Está situada às margens do rio Nieuwe Maas na província da Holanda do Sul.

O nome “Rotterdam” é derivado de uma represa (dam) em um pequeno rio, o Rotte, que se junta ao Nieuwe Maas no local onde a cidade foi fundada. É uma das cidades holandesas com uma arquitetura mais moderna, apresentando diversas construções famosas como é o caso das casas cúbicas e o famoso Witte Huis.

O Witte Huis é o nome de um edifício em Rotterdam que foi por um longo período de tempo o mais alto edifício de escritórios da Europa. Foi um dos poucos edifícios na cidade que resistiu ao bombardeio de Rotterdam. Na década de 1990, tanto quanto possível é devolvido em sua condição original (paredes e telhado). Ele foi o primeiro arranha-céu em Rotterdam e é considerado por alguns como o primeiro arranha-céu na Europa (embora esse título é geralmente atribuído ao Boerentoren em Antuérpia).

Rotterdam destacou-se como notável centro de transporte marítimo no final do século XVII, durante o período conhecido como o Século de Ouro dos Países Baixos. A cidade, que se beneficiou de todo o tráfego marítimo associado ao comércio das Índias Orientais Neerlandesas, ampliou suas instalações portuárias e estendeu-se ao longo do rio Nieuwe Maas.

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo