Foto do Dia

Suzhou – China

Suzhou – China

Suzhou – China

Curiosidade sobre Suzhou

Suzhou, anteriormente chamada de Soochow, é uma cidade situada na província de Jiangsu do sudeste da China, aproximadamente 100 quilômetros de Shanghai. É um grande centro econômico e ponto focal de comércio, e a segunda maior cidade da província após a capital Nanjing.

A cidade está situada na parte inferior do rio Yangtze e as margens do Lago Tai e pertence à região da Yangtze. Suzhou é uma cidade com uma população de 4.33 milhões em sua cidade própria, e uma população residente total (desde 2013) de 10.58 milhões em sua área metropolitana. Sua população urbana cresceu a uma taxa sem precedentes de 6,5% entre 2000 e 2014, que é a mais alta entre as cidades com mais de 5 milhões de pessoas.

Fundada em 514 aC, Suzhou tem mais de 2.500 anos de história, com uma exibição abundante de relíquias e locais de interesse histórico. Por volta de 100 dC, durante a Dinastia Han Oriental, tornou-se uma das dez maiores cidades do mundo em grande parte devido à emigração do norte da China. Desde a dinastia Song do século X, tem sido um importante centro comercial da China.

Durante a Dinastia Ming e Qing, Suzhou era um centro econômico, cultural e comercial nacional, assim como a maior cidade não capital do mundo, até a Rebelião Taiping de 1860.  Quando Li Hongzhang e Charles George Gordon recapturaram a cidade três anos mais tarde, Shanghai já havia tomado seu lugar predominante na nação. Desde que as principais reformas econômicas começaram em 1978, Suzhou tornou-se uma das cidades com crescimento mais rápido do mundo, com taxas de crescimento do PIB de cerca de 14% nos últimos 35 anos.

Com alta expectativa de vida e renda per capita, as classificações do Índice de Desenvolvimento Humano de Suzhou são aproximadamente comparáveis a um país moderadamente desenvolvido, o que o torna uma das cidades mais desenvolvidas e prósperas da China.

Os canais da cidade, pontes de pedra, pagodes e jardins meticulosamente projetados contribuíram para o seu status como uma das principais atrações turísticas da China. Os jardins clássicos de Suzhou foram adicionados à lista dos locais do património mundial da UNESCO em 1997 e em 2000. Suzhou é frequentemente chamada de a “Veneza do leste” ou “Veneza de China.”

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo