Foto do Dia

Cassis – França

Cassis – França

Cassis – França

Curiosidade sobre Cassis na França

Cassis é uma cidade francesa na costa do mar Mediterrâneo do departamento de Bouches-du-Rhône, região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, com 26,86 km² de área. Em 2010 a cidade tinha 7.722 habitantes.

Durante a época romana era conhecida como Carsiicis portus. É conhecida principalmente pelas suas falésias e calanques e pelos vinhos, principalmente brancos, mas também rosés, produzidos na região. O turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade.

Os seus habitantes são chamados cassidains, derivado do provençal cassiden, que pode ter origem lígure. O lema provençal da cidade, atribuído a Frédéric Mistral, é «Qu a vist Paris, se noun a vist Cassis, n’a rèn vist» (“Quem viu Paris e não viu Cassis, não viu nada”).

Cassis situa-se a cerca de 20 km a leste de Marselha. O cabo Canaille, situado entre Cassis e La Ciotat, ergue-se a 363 metros sobre o mar; faz parte das falésias Soubeyranes, que ligam Cassis a La Ciotat.

Essas falésias são as mais altas de França e estão entre as falésias marítimas mais altas da Europa. Nos 11 km de costa entre as duas cidades há dois sítios classificados; o maciço das Calanques desde 1975 e o cabo Canaille desde 1989.

Ambos os sítios, bem como a cidade, são visíveis desde o alto da estrada des Crêtes (das cristas), que liga Cassis a La Ciotat. O ponto mais alto da comuna, o monte Gibaou, situa-se na parte nordeste e domina o bosque Marcouline e as vinhas de Cassis do alto dos seus 398 metros.

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

 

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo