Foto do Dia

Fonte de Doulton em Glasgow Green – Escócia

Fonte de Doulton em Glasgow Green – Escócia por Luciane Vanzin

Fonte de Doulton em Glasgow Green – Escócia por Luciane Vanzin

Curiosidade sobre Glasgow Green e a fonte de Doulton

Glasgow Green é um parque no extremo leste de Glasgow, na Escócia, na margem norte do rio Clyde. Fundado no século 15, é o parque mais antigo da cidade. Já a Fonte de Doulton é a maior fonte de terracota do mundo. Foi projetada para comemorar o jubileu dourado da rainha Victoria de 1887 e as realizações imperiais da Grâ Bretanha.

Em 1450, o rei James II concedeu a terra ao bispo William Turnbull e ao povo de Glasgow. O Green era muito diferente do que é hoje, sendo uma área irregular pantanosa composta de um número de “verdes” (dividido pelo Queimadura de Camlachie e Queimadura Molendinar), incluindo o High e Low Greens, o Calton Green e o Gallowgate Green. O parque serviu uma série de propósitos em seus primeiros séculos; Como uma área de pastagem, uma área para lavar e lixívia, uma área para secar redes de pesca e para atividades como a natação. A primeira steamie da cidade, chamada The Washhouse, abriu nas margens do Camlachie Burn em 1732.

Uma área de terra, conhecida como Fleshers ‘Haugh foi comprada em 1792 pela cidade de Patrick Bell de Cowcaddens, estendendo o parque para o leste.Em 1817 e 1826, esforços foram feitos para melhorar o layout do parque. Culverts foram construídos sobre o Calmachie e Molendinar Burns e o parque foi nivelado e drenado.

Uma série de projetos tem sido propostos através de sua história que teria invadido o Green. O proprietário do navio a vapor Henry Bell propôs construir um canal da Broomielaw para Glasgow Green com um terminal de cais no Green, esta proposta foi condenada publicamente e nunca implementada. Grandes depósitos de carvão foram descobertos sob o Green, após perfurações realizadas em 1821-1822 e, embora o Superintendente de Trabalho da Cidade recomendou mineração, o conselho municipal votou contra. No entanto, mais tarde em 1858, quando a cidade estava olhando para compensar o custo de compra de terrenos para parques em outras áreas da cidade, o conselho aprovou um plano para explorar o Green. No entanto, antes que o plano pudesse ser implementado, ele se reuniu com a oposição pública em larga escala e foi abandonado, apenas para ser ressuscitado em 1869 e 1888, cada vez que não resultam em qualquer mineração.

Glasgow é a maior cidade da Escócia, e a terceira mais populosa do Reino Unido, depois da capital Londres e de Birmingham, e a mais populosa cidade britânica fora da Inglaterra. Seu nome completo é City of Glasgow, e forma a mais populosa das 32 Autoridades Unitárias da Escócia. A cidade se situa às margens do rio Clyde, nas Lowlands centro-ocidentais. O nativo da cidade é chamado, em inglês, de Glaswegian, nome que também designa o dialeto peculiar local.

Povoado formado originalmente no século VI, Glasgow evoluiu a partir do bispado de Glasgow, na Idade Média, e do estabelecimento posterior da Universidade de Glasgow, que contribuiu para o Iluminismo Escocês. Desde o século XVIII a cidade tornou-se um dos principais centros do comércio transatlântico com a América. Com a Revolução Industrial, a cidade e a região que a cerca cresceram e acabando por torna-la um dos principais centros de engenharia e construção naval, onde foram construídas diversas embarcações famosas e revolucionárias. Glasgow foi conhecida como a “Segunda cidade do Império Britânico”, na era vitoriana. Hoje em dia faz parte dos dezesseis principais centros financeiros da Europa, e nela se localizam muitas das principais empresas escocesas. Glasgow também é o local de nascimento de Angus Young e Malcolm Young, fundadores do AC/DC, e de Mark Knopfler, fundador do Dire Straits.

No fim do século XIX e início do XX, a população de Glasgow ultrapassou a marca de um milhão, e passou a ser a quarta maior cidade do continente, após Londres, Paris e Berlim. Na década de 1960 diversos projetos que reassentaram parte da população em cidades novas e subúrbios periféricos, juntamente com mudanças nas fronteiras locais, reduziram a população atual da Área de Autoridade Unitária da Cidade de Glasgow para 580 690 habitantes. 1,750,500 pessoas vivem na área urbana da Grande Glasgow. A região imediatamente em torno da conurbação engloba aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, 41% da população do país.

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo