Manual de Viagem

Como contratar um serviço de Táxi Aéreo

Foto: Wikimedia / Fonte: ANAC

Passageiro poderá consultar a situação da empresa e realizar denúncia ao contratar um serviço de Táxi Aéreo

Você tem interesse em contratar um serviço de táxi aéreo mas não sabe como proceder? A ANAC disponibiliza um serviço de consulta que te ajudará no momento da contratação! Para entrar na página basta acessar o site da ANAC e, no canto esquerdo, localizar a aba “Passageiros” e clicar no link Contratação de Táxi Aéreo.

Além de orientações para contratação do serviço de táxi aéreo, a página oferece um manual para consulta de aeronave. Assim o passageiro pode verificar se o avião ou helicóptero em que vai voar está regular perante a Agência. Com a matrícula da aeronave (também chamada como prefixo) também é possível saber se o avião ou helicóptero oferecido para prestar o serviço é próprio para aquela modalidade. Essa simples consulta contribuirá para a sua segurança.

DICA IMPORTANTE: antes de contratar uma empresa de táxi aéreo o passageiro deve verificar se as aeronaves da empresa que está oferecendo o serviço possuem (próximo à porta principal de entrada de passageiros), a expressão “Táxi-Aéreo” pintada, horizontal ou verticalmente, de forma bem visível. Conforme prevê o regulamento da Agência, esse nome deverá constar na parte externa da aeronave, sobre a fuselagem.

A página disponibiliza também a lista das empresas autorizadas pela Agência a operar serviço de táxi aéreo. Segundo o último levantamento realizado, em 08/04/2016, existem 148 empresas com certificado válido para ofertar esse tipo de serviço. É importante lembrar que a data de atualização dessa lista é semanal.

Se durante o processo de contratação do serviço de táxi aéreo você notar que a empresa não atende todos os requisitos aqui citados, basta encaminhar sua denúncia à ANAC. A página Contratação de Táxi Aéreo traz informativo de como proceder caso esse tipo de situação aconteça. Vale lembrar que a prática irregular de táxi aéreo é uma infração ao Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e deve ser denunciada à ANAC, pelo número 163, ou pelo Atendimento Eletrônico.

Após confirmar todas as informações é só ter uma boa viagem!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo