Manual de Viagem

Viajando com pets – Como preparar seu pet para a viagem de avião

Todos os anos, a KLM transporta dezenas de milhares de animais. Viajando com pets, podem ser tigres e zebras de um zoológico para outro, mas grande parte desse número são bichinhos de estimação que viajam com os seus donos

Viajando com pets – Foto: KLM

Viajando com pets – Foto: KLM

Viajando com pets

Se você está voando via Amsterdam com uma conexão de 2 horas ou mais, seu animal será automaticamente acomodado no Air France KLM Martinair Cargo Animal Hotel. Trata-se de um dos maiores e mais modernos hotéis animais do mundo e foi desenhado para garantir que os animais tenham uma estadia com conforto, higiene e tranquilidade antes do voo. Enquanto seus donos curtem um cafezinho no aeroporto, seus animais estão recebendo alimentação, água e quem sabe até mesmo uma voltinha com um dos funcionários do hotel.
Decidi acompanhar tudo isso com meus próprios olhos. Conheci Raymond Tilburg, o bem humorado Gerente de Cargas da KLM e responsável pelo transporte de animais vivos nos voos da Air France, KLM e Martinair.

Ele me oferece sapatos de segurança e um jaleco – que apesar de não serem exatamente fashion, são o vestuário obrigatório no departamento de cargas da KLM, onde objetos pesados são transportados o tempo todo.

Curiosidade sobre as primeiras viagens de animais na KLM

Um búfalo a bordo? Consegue imaginar? Eu também não. Pois acredite: em 1924, quando a KLM se tornou a primeira companhia aérea do mundo a transportar um animal vivo, a fera que estava a bordo era um búfalo chamado Nico. Desde então, o transporte de animais tem sido uma especialidade da KLM. Hoje, vou contar um pouco mais sobre o assunto.

Cavalos voadores

Viajando com pets – Foto: KLM

Viajando com pets – Foto: KLM

Quando entramos no hotel, três contêineres azuis da KLM se destacavam na fachada. Curioso, um cavalo mexe a cabeça enquanto seu parceiro de estábulo mastiga um pedaço de feno. “Estes cavalos acabaram de chegar para uma rápida estadia antes de embarcar para o próximo destino”, explica Raymond. “Feno e água fazem com que eles se mantenham relaxados e garantem que eles se alimentem completamente antes de continuar suas jornadas.”

As suítes de gatos e cachorros

O hotel, situado num galpão largo e iluminado, possui diferentes espaços para todos os tipos de animais. Quando entramos na “Suíte Canina” – uma espaçosa sala com canis e equipamentos como coleiras e guias – somos saudados por Mila, uma pequena Yorkshire Terrier marrom que animadamente encara a porta do canil.

Em cima de seu canil, há um saco de ração. “Alguns passageiros acham que seus cachorros não comeram nada quando chegam e percebem os sacos de ração intactos”, explica Raymond. “Mas isso não é verdade. Os animais sempre são muito bem alimentados e hidratados antes das viagens. Esses sacos são deixados aí apenas para garantir que sempre haverá algo para comer no caso de um pouso extra não planejado, por exemplo.”

Como preparar seu pet para a viagem de avião

Viajando com pets – Foto: KLM

Viajando com pets – Foto: KLM

Do lado das rações, vejo documentos de viagem em cada um dos canis. Eles contêm informações sobre o destino do cachorro, sua saúde e outras peculiaridades (Mila, por exemplo, pode ficar um pouco nervosa quando está perto de cachorros maiores). “Viajar com um pet exige uma grande preparação”, diz Raymond. “Dependendo do destino, pode levar até quatro meses para que todos os documentos, vacinas e exames de saúde sejam providenciados”

Um item muito importante é o canil, que precisa cumprir critérios rígidos. Felizmente, existem sempre canis extras para repor canis que não estão adequados para a viagem. Além de itens práticos, você pode também levar um lençol extra ou um brinquedo para que seu cachorro se mantenha quentinho e feliz.

Uma volta no parque

Viajando com pets – Foto: KLM

Viajando com pets – Foto: KLM

O hotel faz tudo o que pode para deixar os cachorros felizes e tranquilos antes da viagem. Os pets são levados para um breve passeio, para que possam esticar suas pernas e tomar um pouco de ar puro, antes de serem colocados em seus canis novamente para relaxarem.

Pergunto ao Raymond se os cachorros são sedados antes dos voos. “De jeito nenhum”, ele responde. “Nós sempre nos garantimos que os animais tenham total descanso quanto estão aqui para que eles fiquem acordados durante o voo. Acordar em um lugar diferente e desconhecido pode ser muito estressante para um cachorro. E os donos não querem que seus pets corram nenhum risco de saúde”

Não resisti e levei Mila para um passeio e, enquanto faço isso, pergunto para Raymond se o compartimento de cargas sofreu alterações especiais para se adequarem aos animais e transportá-los de maneira confortável. “Cachorros e gatos são transportados em uma área separada. Toda a equipe de bordo se certifica que a temperatura deste compartimento está sempre em 18°C e com bastante ar fresco”.

Os atendentes de animais

O hotel tem uma atividade agitada. Enquanto um funcionário verifica um caixote de madeira com cascavéis (que fazem barulhos bem altos – algo que me deixou um pouco tenso), outros passeiam com os cachorros ou cuidam de hamsters recém-chegados.

Um dos atendentes de animais é Leonard Visser, que acabou de voltar de uma viagem em que acompanhou um cavalo até a China. “Esse não é um trabalho antigo qualquer”, diz Leonardo com empolgação. “Nós voamos o mundo todo acompanhando animais como cavalos e animais de zoológico. Nós nos certificamos de que eles recebem refeições e estejam suficientemente descansados – voar pode ser bem estressante para alguns animais. Ficamos com eles durante a decolagem e o pouso e de maneira geral, os tratamos como se fossem nossos bichos.”

Enquanto voltamos para a entrada do hotel, o telefone de Raymond começa a tocar: zumbidos de insetos, macacos guinchando e ruídos de uma floresta tropical preenchem o ar. “Você precisa ser muito apaixonado por animais”, ele admite, enquanto seu ringtone selvagem toca.

Verifico o canil de Mila uma última vez e vou para casa, com toda a certeza de que ela está em boas mãos.

Fonte: KLM.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo