Notícias

Para sorteio da Copa, Rio fecha Aeroporto Santos Dumont

A presidente Dilma Rousseff e diversas autoridades brasileiras e estrangeiras deverão acompanhar neste sábado (30), no Rio de Janeiro, o sorteio oficial das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.
Segundo comunicado da prefeitura, o governo vai reforçar suas equipes operacionais de trânsito, especialmente nas áreas onde ocorrerão os eventos: Copacabana, Cais do Porto e Marina da Glória “para minimizar possíveis impactos na rotina da cidade”. Não estão previstas, entretanto, interdições de vias.

Santos Dumont fechará por 4 horas
As operações aéreas no aeroporto Santos Dumont, que fica nas proximidades do local do evento, realizado na Marina da Glória, serão interrompidas durante a solenidade por questões de ordem técnica, informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “O evento será transmitido para 208 países e os equipamentos de comunicação utilizados para a transmissão são sensíveis a ruído”, afirmou a agência.
O pedido foi feito pela área de segurança do Comitê Organizador da Copa. O aeroporto ficará fechado para pousos e decolagens.

Aeroporto Santos Dumont - Rio de Janeiro (Foto: Carlos Pecuch)

das 14h às 18h do sábado.
Todos os 43 voos regulares previstos para o período serão remanejados para o aeroporto internacional do Galeão. Segundo a Anac, as companhias aéreas já iniciaram a reprogramação dos voos e horários e devem comunicar as mudanças aos passageiros.
A Anac informou ainda que, para otimizar as operações, o aeroporto internacional do Galeão será “exclusivamente dedicado aos pousos e decolagens de transporte regular de passageiros e carga, e estará fechado às operações da aviação geral entre 14 e 19 horas”.

Recomendações aos passageiros
A Anac recomenda aos passageiros com voos marcados com partida do Santos Dumont ou chegada neste aeroporto que consultem sua companhia aérea antes de se dirigir ao local. Em caso de atrasos ou cancelamentos de voos, os passageiros deverão ser assistidos pela resolução n° 141 da Anac.

A resolução determina que cabe à companhia aérea dar assistência material aos clientes em casos de atraso, cancelamento ou preterição, a partir do horário previsto para o voo. Nesse sentido, com uma hora de atraso, o passageiro tem direito a telefone ou internet, disponibilizados pela empresa. Após duas horas de atraso, tem direito à alimentação adequada ao tempo de espera. Se o atraso chegar a quatro horas, a companhia deve fornecer acomodação em local adequado.
O consumidor tem direito à reacomodação em novo voo em caso de cancelamento. Nos atrasos, a empresa deve reacomodar o passageiro em seu próximo voo, dando preferência a ele sobre os que ainda não adquiriram passagem. Para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de quatro horas, cabe à companhia reembolsar integralmente o valor do bilhete, na mesma forma de pagamento.

Para fazer qualquer reclamação, a ANAC poderá ser contatada pelo telefone gratuito 0800 725 4445 ou pela internet, no endereço www.anac.gov.br/faleanac

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo