Notícias

Aeroportos do Galeão (RJ) e Cuiabá (MT) realizam curso de acessibilidade

Os aeroportos internacionais do Galeão (RJ) e de Cuiabá (MT) encerraram nesta sexta-feira (19/8) o curso de Atendimento à Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. Nesta sexta, foi realizado exercício em que os participantes percorreram as instalações dos aeroportos simulando uma deficiência (auditiva, visual ou motora) ou dificuldade de locomoção (uso de muletas). Após a simulação, os participantes apresentaram propostas para melhorias na acessibilidade dos aeroportos.

O treinamento foi promovido pelo Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero (Conaces), e é aberto a todos os membros da comunidade aeroportuária. No Galeão, participaram 200 colaboradores, enquanto o curso em Cuiabá contou com 80 inscritos. Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas para atender os usuários com deficiência, sempre com foco em situações típicas do dia a dia de um aeroporto.

Os participantes avaliaram de forma positiva a iniciativa. “O curso ajuda muito não só no trabalho como na vida. Mostra a realidade de pessoas com deficiência e a importância de ter sensibilidade ao lidar com eles”, disse Rodrigo Campos, despachante de voo da Passaredo no Aeroporto de Cuiabá.

Já Cláudio Márcio de Oliveira, funcionário da Gerência de Segurança do Galeão e o primeiro funcionário cadeirante do aeroporto, enfatizou o cumprimento da Política de Acessibilidade da Infraero. “Comecei a trabalhar no aeroporto em dezembro de 2010 e vejo que a empresa está realizando as adaptações necessárias nas instalações. Cuidados como esse demonstram o empenho da empresa em atender aos usuários com deficiência”, afirmou.

Aeroporto Internacional Marechal Rondon - Cuiabá (Foto: Carlos Pecuch)

Valdeci Lins de Albuquerque, instrutor do curso no Galeão, notou que a Infraero está fazendo um grande esforço para que o aeroporto tenha um grande número de empregados treinados em acessibilidade, já que, além de cumprir com excelência o atendimento aos usuários com deficiência, se prepara para receber os jogos Paraolímpicos em 2016, um mês após as Olimpíadas. “Conhecer a realidade das pessoas com deficiência faz com que nos tornemos pessoas mais humanas e sensíveis a outros que requerem atenção e cuidado”, enfatizou.

O instrutor do curso de Cuiabá, Antônio Carlos da Silva Antunes, também destacou a capacidade de sensibilização da iniciativa. “O curso prepara os participantes para prestar um atendimento melhor e mais caloroso, o que se estende não só aos deficientes, mas também aos usuários em geral”, concluiu.

Na cerimônia de encerramento do treinamento, o superintendente do Galeão, Abibe Ferreira Júnior, ressaltou a importância do respeito e da educação no tratamento dado a pessoas com deficiência. “A Infraero está fazendo a sua parte para aumentar a acessibilidade. Esse compromisso é parte do trabalho de integração nacional da empresa”, disse.

Assessoria de Imprensa – Infraero

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo