Notícias

Valor médio das tarifas aéreas é o mais baixo para maio desde 2002

O preço das passagens aéreas em maio de 2011 foi o menor para o mês desde o início da série histórica, em 2002. Os dados são do relatório de Yield Tarifa Aérea Doméstico, publicado nesta segunda-feira (08/08) pela ANAC.

A Tarifa Aérea Média – valor médio pago pelo passageiro por uma viagem aérea em território brasileiro – foi R$ 263,81, a menor para o mês de maio desde o início da série histórica, em 2002. O valor é 8,4% inferior ao apresentado no ano passado. Em relação a maio de 2002, a queda é ainda mais expressiva: redução de 29%.

Já o Yield Tarifa Aérea Doméstico – valor médio que o passageiro paga para voar 1 km em território nacional – foi de R$ 0,34754, redução de cerca de 22% em relação ao mesmo mês do ano passado. Se comparado com o valor aferido em maio de 2002, a redução chega a 43%.

Os dados confirmam a queda constante nas tarifas apresentado nos últimos 11 meses: desde junho de 2010, os valores mensais do Yield Tarifa são os mais baixos de toda a série histórica.

Aeroporto Internacional Afonso Pena - Curitiba (Foto: Carlos Pecuch)

Metodologia

Os valores são calculados com base nos dados das tarifas comercializadas pelas empresas aéreas, mensalmente registradas na ANAC, e atualizados pelo IPCA.

São considerados os dados dos bilhetes de passagem do transporte aéreo doméstico regular de passageiros, comercializados junto ao público em geral, independentemente de escalas ou conexões; e desconsiderados os bilhetes oferecidos gratuitamente, decorrentes de programas de fidelização (milhas), vinculados a pacotes turísticos ou a tarifas corporativas, tarifas diferenciadas oferecidas a empregados e tarifas diferenciadas de crianças.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo