Notícias

200 jovens pernambucanos escolhem atividades ligadas ao turismo como primeira profissão

Traçar um projeto de vida e, nele, incluir o turismo como sonho profissional é cada vez mais motivador no Brasil. Primeiro porque esta é a atividade econômica que mais emprega no mundo e um dos setores que apresentam menor custo de formação, mas não só – as chances são cada vez mais atraentes, o futuro, promissor, e as atividades, diversificadas.

Em Pernambuco, 200 jovens deram o primeiro passo dessa carreira na noite desta quinta-feira (08). Eles, agora, têm mais que um sonho em comum: o diploma na mão certifica que camareiras, camareiros, garçons, garçonetes e auxiliares de cozinha estão prontos para ingressar no competitivo mercado de trabalho da hotelaria e da gastronomia.

Esta é a segunda formatura dos cursos realizados pela ONG Childhood Brasil em Pernambuco, com recursos do Ministério do Turismo (MTur), para jovens entre 16 e 26 anos em situação de vulnerabilidade social. Dos 240 egressos da primeira turma, em 2009, 87% já estão inseridos no mercado de trabalho. Agora, as perspectivas não são diferentes: antes mesmo de receber os certificados de conclusão, 30% dos alunos já estavam empregados.

É o caso de Diana Jaqueline. Ela tem 18 anos, é tímida e bastante observadora. Mas nada resta do seu jeitinho manso e do olhar discreto quando ela começa a falar de turismo. O sorriso chega fácil e sua habilidade profissional rapidamente vira marketing pessoal: “é o que eu quero pra mim”, garante a recém-formada auxiliar de cozinha. Depois de fazer um teste em um restaurante especializado em frutos do mar, conquistou o chefia e foi efetivada em seu primeiro emprego.

Enquanto isso, a colega Edjane Ferreira faz planos para integrar turismo e esporte em seu futuro profissional. A prova de fogo veio nos últimos seis meses: a universitária de Educação Física dividiu seu tempo com os afazeres do curso profissionalizante de Auxiliar de Cozinha. “Sou a primeira pessoa a cursar uma faculdade na família. Mas me identifiquei muito com o turismo”, diz a estudante. Segundo ela, a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014 “vai trazer muitas oportunidades para o estado”, e os pernambucanos precisam estar preparados para atender à grande demanda por profissionais qualificados: “só assim não teremos que trazer pessoas de fora para ocupar vagas que poderiam ser nossas”, analisa.

Steven, Silvany, Edjane e Diana são formandos do Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional (Foto: Ascom)


SEMENTE DO BEM

Para Maria Aurélia de Sá, coordenadora geral do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, o projeto reforça a aposta do governo federal em qualificar o capital humano para a atuação no mercado turístico, promovendo a inclusão social e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Esse curso é para quem busca uma nova esperança para mudar a própria história. Além de qualificar pessoas, o projeto sensibiliza e estimula o empresário a contratar esses jovens, contribuindo para transformar o futuro e a vida desse profissional”, define.

A política de responsabilidade social foi adotada pelo resort Vila Galé, um dos parceiros do projeto. Segundo Simão Teixeira, gerente geral do empreendimento hoteleiro de Cabo de Santo Agostinho (PE), a contratação de quatro egressos do projeto “representou o atendimento à carência de pessoas com formação nessa área”. Investir no desenvolvimento humano e profissional desses jovens traz resultados imediatos para o negócio, diz Teixeira: “o entusiasmo deles com o trabalho é sensacional”, avalia. Ele acompanhou de perto a evolução dos alunos durante parte das 288 horas/aula de curso, o que ajudou na seleção de “posturas exemplares”.

Além de oferecer oportunidade de ingresso no mercado profissional de turismo, o projeto trabalha pela erradicação da violação dos direitos da criança e do adolescente. Segundo Itamar Batista, coordenador de programas da Childhood Brasil, enfrentar a exploração sexual é uma luta cada vez mais acirrada no Brasil e no mundo: “a parceria entre os setores público e privado é a alma dessa mudança”, assegura. Ao reduzir o tempo ocioso desses jovens, os cursos contribuem para mitigar riscos sociais e estimular a geração de renda e o futuro autônomo entre esse público-alvo.

O projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional trabalha a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual em empreendimentos turísticos com o apoio do programa TSI, do MTur. É realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e tem o apoio dos governos municipais e estadual de Pernambuco, empresariado local e entidades do terceiro setor que lutam pela proteção dos direitos da criança e do adolescente.

ASCOM

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo