Notícias

Museu TAM expõe materiais inéditos sobre Santos Dumont

Instituição recebe a maior exposição de um acervo privado já feita sobre o aviador

O Museu TAM, em São Carlos (SP), oferecerá a seus visitantes uma atração especial e gratuita durante todo o mês de outubro: a exposição Santos Dumont, do curador Fábio Farah, que mostrará materiais inéditos sobre o aviador.

Esta será a maior exposição de um acervo privado já feita sobre Alberto Santos Dumont, com mais de 50 itens, entre postais manuscritos, fotografias, revistas, livros e catálogos com dedicatórias, além de objetos pessoais. As relíquias recepcionarão os visitantes do museu, pois foram colocadas na área da bilheteria.

O Museu TAM é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, são mais de 70 aviões em exposição.

Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu (Rodovia SP 318, km 249) tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.

Museu TAM expõe materiais inéditos sobre Santos Dumont (Foto: Reprodução)

Museu TAM

Com mais de 20.000 m2 de área e com a chancela de ser o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada. O museu TAM foi criado da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 100 anos sonhou que podia voar.

Seu trabalho árduo e persistente o levou a concretização do que é hoje um dos transportes mais modernos do mundo. Hoje contamos com mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo, além de simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM é entrar em um túnel do tempo com destino a uma experiência única ao passado na qual fazemos questão de guiá-lo.

  • Rodovia SP 318, km 249
  • Contato: (16) 3306-2020
  • Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).
  • Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.
  • Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Visitante a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.
  • Estacionamento e wi-fi gratuitos.
Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo