Monumentos recebem iluminação especial em todo o Brasil. Cor rosa realça beleza dos atrativos e alerta a população para a campanha contra o câncer de mama
No mês de outubro, alguns dos principais cartões postais do Brasil ganham uma iluminação especial na cor rosa para marcar a luta contra o câncer de mama que ganhou o nome Outubro Rosa. Em Brasília, as torres e cúpulas do Congresso Nacional se unem nesta terça-feira (04) ao restante do planeta na campanha que foi batizada em homenagem à cor do laço rosa, ícone que simboliza a luta contra a doença. Na capital federal, além do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Catedral receberão iluminação especial durante o mês inteiro. A Esplanada dos Ministérios também aderiu à campanha.
O Outubro Rosa está entre as campanhas mais importantes e emblemáticas do Brasil. O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, também ganharão luz rosa, alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação tem o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com a iluminação da catedral de São Sebastião. O terraço de um dos hotéis mais famosos, em Copacabana, ganhará decoração especial com vários tons de rosa para chamar a atenção de quem passar pela Avenida Atlântica.
Assim como o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, apoia a campanha. Entre as instituições que participam da iniciativa estão o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (RJ), Museu Casa Histórica de Alcântara (MA), Museu Nacional de Belas Artes (RJ) e o Museu Casa dos Ottoni, na cidade de Serro (MG). O Museu Imperial em Petrópolis também já se iluminou para o Outubro Rosa. No Espírito Santo, o Palácio Anchieta também já esta iluminado para o mês especial. Para aderir à campanha, basta que, durante o mês de outubro, os demais monumentos iluminem de rosa suas fachadas ou parte delas, ou apenas exibam um facho de luz nesta cor.
História do Outubro Rosa
Criado nos Estados Unidos, o movimento surgiu após o congresso norte-americano adotar outubro como o mês de prevenção do câncer de mama. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosa, principalmente nos locais públicos. Depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de moda e jogos.
O ato de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e outros pontos turísticos veio posteriormente. Não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. Foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e, principalmente, ser replicada em qualquer lugar, bastando adequar a iluminação já existente com um filtro rosa.