Visto

Embaixada dos EUA alerta para aumento do golpe do green card

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil alertam a respeito de um golpe via e-mail relacionado ao green card obtido através do Programa de Visto de Diversidade de Imigrantes (loteria do greencard). Este golpe tem sido amplamente veiculado na internet com instruções para que pessoas enviem dinheiro através do Western Union para uma pessoa fictícia na embaixada americana em Londres. Se você recebeu este email, você foi alvo de um falsário. Em hipótese alguma deve-se enviar dinheiro para qualquer pessoa ou instituição para participar do Programa de Visto de Diversidade.


Por meio deste programa, que é administrado pelo Departamento de Estado, a lei concede cerca de 55 mil vistos de residência permanente por ano a pessoas originárias de países com baixas taxas de imigração para os EUA. O sorteio é feito de forma aleatória. Brasileiros NÃO se qualificam para a loteria de vistos desde 2008.

Aqueles que tiveram as solicitações de 2011 sorteadas (DV-2011) já foram notificadas por carta, e não por email, pelo Centro Consular de Kentucky do Departamento de Estado (KCC).  Aqueles que completaram o formulário online DV-2012 não receberão cartas do KCC. Eles deverão checar o status de sua solicitação através do site www.dvlottery.state.gov entre 1º de maio de 2011 e 30 de junho ede 2012.

Muitos sites privados oferecem serviços legítimos para ajudar indivíduos a preencher solicitações de vistos, mas algumas empresas não legítimas dizem fornecer “serviços de vistos” como disfarce para golpes ou roubo de informações pessoais. Alguns desses sites podem tentar cobrar taxa para fornecer formulários e informações sobre procedimentos de imigração que são disponibilizados para o público de graça no site do Departamento de Estado (www.state.gov), no travel.state.gov ou ainda no site da embaixada (http://portuguese.brazil.usembassy.gov/).

Para notificar o governo americano sobre incidentes de fraude, você pode entrar em contato com:

Imagens de emblemas dos EUA como bandeiras, águias, monumentos ou brasões oficiais não indicam necessariamente um site do governo norte-americano. O domínio “.gov” garante que o site é legítimo e a informação é gratuita e atualizada.

Reclamações de emails indesejados que podem ser golpes podem ser mandados para o Departamento de Justiça dos EUA pelowww.usdoj.gov/spam.htm.

 

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo