Destinos

A jovem capital do Tocantins, Palmas comemora aniversário

O Palácio Araguaia, sede do governo do estado, em Palmas. Foto: Wikipedia
Fonte: Ministério do Turismo

Com apenas 27 anos, Palmas comemora aniversário nesta sexta e está entre as principais cidades turísticas da região Norte do Brasil, localizada no coração do cerrado às margens de um lago no rio Tocantins

A mais jovem capital completa nesta sexta-feira (20), 27 anos. Palmas foi a última cidade brasileira planejada e construída no século XX – com obra iniciada em 20 de maio de 1989 e instalação realizada em 1º de janeiro de 1990. O nome Palmas é uma homenagem a São João de Palmas, cidade pioneira no movimento pela independência da região norte de Goiás, que resultou no estado tocantinense.

A construção contou com o trabalho de brasileiros de todos os estados, gerando uma mistura de raças, cores e sotaques característicos da diversidade cultural do município. Para festejar a aniversariante, as comemorações terão início às 8h, na Praça da Igreja Matriz, em Taquaralto, onde haverá o tradicional corte do bolo. O bairro também será palco do Desfile Cívico marcado para às 19h.

Palácio Araguaia. Foto: Banco de imagens

Palácio Araguaia. Foto: Banco de imagens

Um dos principais municípios indutores do turismo regional, Palmas já recebeu R$ 19,4 milhões em investimentos do Ministério do Turismo, de um total de R$ 137,8 milhões para todo o estado. A obra do Centro de Convenções Parque do Povo – inaugurado nesta quinta-feira (19) como parte das comemorações de aniversário da cidade – e a restauração da Praça dos Girassóis estão entre os projetos apoiados pelo MTur, além da sinalização turística local.

A cidade está entre as mais desenvolvidas do norte do país e oferece uma arquitetura monumental, além de atrativos naturais como praias fluviais e parques. Entre os centros de lazer e cultura destacam-se o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, abrigo da cultura palmense, e o Memorial Luís Carlos Prestes, cujo o projeto de Oscar Niemayer reúne objetos do líder comunista. Parques urbanos, praças e jardins ocupam áreas verdes estrategicamente projetadas. Destaque para a Praça dos Girassóis, onde ficam os três poderes estaduais e alguns dos principais monumentos da cidade.

Praça dos Girassóis. Foto: Banco de imagens

Praça dos Girassóis. Foto: Banco de imagens

Palmas também é propícia para o desenvolvimento do turismo de negócios, eventos e prática do ecoturismo por estar localizada no centro do Brasil, a 805 km de Brasília. Por esse motivo, a cidade tem sediado grandes eventos como a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em outubro de 2015, que reuniu 1.800 atletas de etnias brasileiras e países como Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Filipinas, Argentina e Rússia, entre outros.

No dia 11 de junho, uma grande festa de celebração popular está sendo preparada para recepcionar a Tocha Olímpica, que dormirá na cidade. A festa acontecerá na Praia da Graciosa, principal da cidade, que conta com estrutura para receber moradores e turistas. Na orla é possível aproveitar bares, restaurantes, quadras de esporte, marina, atracadouro, e píer com vista para a Ponte da Amizade, de 8 Km, cruzando o lago de Palmas. O Arraiá da Capital, o Natal dos Sonhos e o Carnaval da Paz também estão entre os eventos mais prestigiados pelos palmenses e turistas.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo