Destinos

Turismo religioso em Minas Gerais ganha novos roteiros

Ministério do Turismo considera o turismo religioso em Minas Gerais como estratégico para o desenvolvimento do setor no país

Dois dos maiores atrativos do turismo religioso em Minas Gerais – o Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Santuário do Caraça – integram o novo roteiro “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”.

Elaborada pela Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO), a rota distribui um fluxo de visitantes de cerca de 300 mil pessoas ao ano por quatro cidades: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. O passeio conta com experiências que incluem fé, gastronomia e natureza.

Santuário da Piedade

Turismo religioso em Minas Gerais - Santuário Nossa Senhora da Piedade (Foto: santuarionsdapiedade.org.br)

Turismo religioso em Minas Gerais – Santuário Nossa Senhora da Piedade (Foto: santuarionsdapiedade.org.br)

O Santuário da Piedade fica a 16 quilômetros do município de Caeté, a 1.746 metros de altitude. O templo que abriga a Padroeira de Minas Gerais é ideal para quem busca tranquilidade e belezas naturais. Do alto é possível apreciar uma das mais belas vistas das montanhas de Minas Gerais. São 360 graus de panorama com a visão de nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Santuário do Caraça

Turismo religioso em Minas Gerais - Santuário do Caraça (Foto: Wikipedia)

Turismo religioso em Minas Gerais – Santuário do Caraça (Foto: Wikipedia)

Já o Santuário do Caraça recebe, em média, 70 mil visitantes por ano. Com uma área equivalente a 11,2 mil campos de futebol, o local fica nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Lá o turista encontra trilhas para cachoeiras, tanques e piscinas naturais, antigas construções e grutas.

O Ministério do Turismo considera o segmento religioso como estratégico para o desenvolvimento do setor no Brasil.

“O Brasil tem grande potencial de transformar as festas religiosas e populares em um produto turístico sustentável para estimular a atividade no país e fazer com que os brasileiros conheçam cada vez mais nossos atrativos”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Rotas

Saindo de Belo Horizonte é possível ter acesso ao roteiro, tanto de carro (pela BR 381, saída para Vitória) quanto de ônibus ou de trem, desembarcando em Barão de Cocais no trajeto BH – Vitória. Outra opção é começar o roteiro pelo Santuário do Caraça, saindo de Ouro Preto ou Mariana, com a primeira parada em Catas Altas, onde o Circuito do Ouro mantém um Centro de Informações Turísticas.

Quem quiser, pode optar ainda por fazer a viagem pela estrada de terra, deixando o percurso ainda mais agradável ou pode também contratar um receptivo turístico para se deslocar entre as cidades e seus atrativos.

Promoção

Todos os atrativos do roteiro fazem parte de um Mapa de Figurinhas, cujos selos podem ser obtidos ao visitar cada local indicado. À medida que completa o álbum, o turista ganha direito a descontos em serviços e passeios nos empreendimentos cadastrados na promoção.

Todos os anos, o turismo religioso movimenta milhões de viajantes no Brasil. O país conta com celebrações com o Círio de Nazaré em Belém (PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de dois milhões de fiéis no segundo domingo de outubro. A Romaria à Juazeiro do Norte (CE) chega a receber cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano, além da Romaria à Nova Trento (SC) onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.

Com informações do Min. do Turismo.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo