Destinos

Alto Paraíso — Chapada dos Veadeiros

Roteiro Integrado de Brasília à Chapada dos Veadeiros – Uma Viagem Pelo Coração do Brasil – GO

Cheia de misticismo, Alto Paraíso é a porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros. Assentada em uma gigantesca placa de quartzo, a região é a união de várias organizações religiosas e muitas, mas muitas belezas naturais.

Quando você chegar à cidade já vai se sentir diferente. A simplicidade das coisas e a incrível magia que o lugar exerce sobre as pessoas é bastante perceptível e torna o lugar especial. Também conhecida como a Cidade do Terceiro Milênio, Alto Paraíso oferece a oportunidade de equilíbrio espiritual e físico: não são poucas as opções de terapias alternativas na região!

Próxima a Alto Paraíso está o vilarejo de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com diversas cachoeiras, vegetação de cerrado, trilhas e atividades de aventura.

Mirantes do Baliza
Visite os Mirantes do Baliza, do Pouso Alto e o Morro da Baleia. A visão é deslumbrante! Também não deixe de visitar a belíssima Vila de São Jorge, com seu jeito alternativo e esotérico e seus muitos mirantes.

Terapias Alternativas
Faça uma das muitas terapias alternativas que há por lá, como massagens, aplicação de argila medicinal, sauna sagrada e terapias com florais do cerrado. É uma ótima oportunidade parar repor todas as energias!

Atrações

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Trata-se de um platô com mais de 1.000 m de altitude e 65 mil hectares de extensão, com cânions, corredeiras e cachoeiras, algumas especialmente belas, lagos de águas cristalinas e pedras coloridas, como a do Macaco, dos Couros, do Rio Cristal, do Poço Encantado, da Morada do Sol e do Salto do Rio Raizama. O lugar ideal para fazer caminhada em meio a inúmeras trilhas.

Morro da Baleia – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação)

Morro da Baleia – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação)

Morro da Baleia – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação)

Morro da Baleia – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Foto: Divulgação)

Vale da Lua
As formações lembram a paisagem lunar, com grutas e crateras permeadas de piscinas, esculpidas pelo Rio São Miguel A trilha tem cerca de 900 metros e é de nível fácil, mas procure acompanhamento de um guia.

Canyoning
Os melhores locais para a prática de canyoning são o Vale do Rio Macaco e o Cânion do Rio São Miguel. O primeiro é um complexo de cânions e cachoeiras com até 100 m de altura. O percurso passa por três delas e dura em torno de seis horas, com grau médio de dificuldade. O segundo tem sete cachoeiras, com trechos de natação, salto e tobogã – também dura em média seis horas, mas pode ser percorrido por iniciantes.

Jardim de Maytreia
Cartão postal da Chapada dos Veadeiros, o Jardim de Maytreia tem um visual deslumbrante, com um horizonte recortado de montanhas, campos de flores, veredas e buritis.

Artesanato
Os cristais extraídos das rochas da região predominam na produção do artesanato local. Há muitas lojas de objetos feitos com cristais e pedras como topázio, ametista, ágata e quartzo. Outras opções são arranjos feitos com flores, sementes e frutas, conhecidos como Flores do Cerrado. O melhor lugar para encontrar produtos típicos da região é a feira de artesanato realizada nos fins de semana ao lado do Centro de Atendimento ao Turismo.

Documentário em alta-definição do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros- GO, produzido pela Fundação Fórmula Cultural

Mais Informações

Agência Goiana de Turismo (Agetur)
www.agetur.go.gov.br
(62) 3201-8100 – (62) 3201-8112 – (62) 3201-8110

Clima
Possui um clima Tropical de montanha, sendo seco e frio no inverno e ameno e úmido no verão.

Acessos
A porta de entrada da Chapada dos Veadeiros é a cidade de Alto Paraíso de Goiás.

Por via terrestre
De Brasília: BR-020, GO-118 e GO-327.
De Goiânia: BR-060, BR-153, BR-414 e GO-118.

Distâncias de Alto Paraíso
Brasília: 229 km
Goiânia: 428 km
Vila de São Jorge: 36km

Melhores Épocas
Os dias são ensolarados durante todo o ano. No período seco, de Maio a Setembro, os rios estão menos caudalosos e o ar é muito seco. Em Outubro a paisagem está mais verde, mas os rios ficam mais cheios e perigosos.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo