Iniciativa para promover a Amazônia faz parte da estratégia de reforço das ações de promoção dos atrativos e da cultura das regiões brasileiras
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, apresentou na manhã desta sexta-feira (05) a nova campanha publicitária do Ministério do Turismo para divulgar e promover a Amazônia. O evento fez parte da programação do 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal que reuniu, em Porto Velho (RO), os chefes de governo de sete estados da região.
Tendo como slogan “Descubra uma nova Amazônia”, a campanha tem como objetivo gerar identificação apresentando a multiplicidade da região por meio de experiências turísticas nos segmentos de natureza, ecoturismo e aventura, bem como apresentar as manifestações culturais e a rica gastronomia da região. A campanha começa a ser veiculada dia 09 de maio e terá como praças prioritárias Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
“O Ministério do Turismo está promovendo campanhas promocionais por todo o Brasil e hoje lançamos a campanha da Amazônia, que tem como objetivo divulgar a região como um todo, pelo potencial, pela sua culinária, por toda a sua importância para o Brasil e para o mundo. Essa campanha vai fazer com que todos os brasileiros possam conhecer o verdadeiro valor da Amazônia”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Os nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão – concentram grande parte da biodiversidade que coloca o Brasil na posição de primeiro país no mundo em recursos naturais, segundo ranking do Fórum Econômico Mundial. De acordo com a demanda internacional, 15,7% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2015, a lazer, tiveram como motivação a natureza, ecoturismo ou aventura.
A nova campanha publicitária faz parte da estratégia do MTur de intensificar as ações de promoção dos destinos nacionais e estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em abril revela que 70,7% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses o farão dentro do Brasil. No entanto, apenas 6,5% desejam conhecer a região amazônica.
O reforço da promoção nacional e internacional são itens contemplados no Plano Brasil + Turismo lançado, em abril, pelo governo federal. Entre as medidas previstas estão a mudança da natureza jurídica da Embratur que passa a ser uma agência de promoção, como ocorre com os principais destinos do mundo. De acordo com a demanda internacional referente a 2015, a motivação Natureza, ecoturismo ou aventura alcançou 15,7% das viagens a lazer.
Fórum
Ainda nesta sexta-feira, durante o evento que reúne governadores da Amazônia Legal, será assinado um protocolo de intenção para a criação do consórcio da Amazônia Legal. Na pauta consta também a discussão de temas relacionados a meio ambiente, segurança e comunicação públicas.