Notícias

Brasil mantém liderança na realização de eventos na América do Sul

Brasil mantém liderança na realização de eventos na América do Sul

Levantamento, divulgado pelo ICCA, aponta que o país sediou 244 eventos em 2016 e ocupa a 15ª posição no ranking global

O ano de 2016 foi marcado por recordes na realização de eventos internacionais, é o que diz o levantamento feito pela Associação Internacional de Congressos e Eventos (ICCA, na sigla em inglês) e divulgado nesta segunda-feira (08). Foram registrados 12.212 eventos no mundo, 136 a mais do que no ano anterior. O Brasil continua sendo o país da América do Sul que mais sediou eventos – 244 no continente.

No ranking global, o Brasil recuou quatro posições em relação ao ano anterior, passando da 11ª para a 15ª posição entre as nações que mais sediam eventos internacionais. O relatório da entidade chama a atenção para uma década que foi considerada como sendo de “grande sucesso” para o setor, passando de pouco mais de 6 mil em 2006 para mais de 2012 em 2016.

“Desde que assumi o Ministério do Turismo tenho trabalhado arduamente para incentivar todos os segmentos do turismo brasileiro. Para isso, lançamos no início de abril o Brasil + Turismo, pacote para fortalecer o setor no país que tem entre suas ações a emissão de vistos eletrônicos, até o fim de 2017, para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão. Acredito que a facilitação de viagens irá atrair ainda mais visitantes e negócios ao nosso país”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

De acordo com o estudo Demanda Internacional, do Ministério do Turismo, 20,2% dos turistas estrangeiros que estiveram ao Brasil em 2015 vieram motivados por negócios, eventos e convenções. As cidades mais procuradas foram: São Paulo (45,1%), Rio de Janeiro (24,5%) e Curitiba (4,2%). O gasto médio per capita do turista foi de US$ 82,48, valor superior ao dos turistas a lazer – US$ 67,12.

ICCA – Para ser contabilizado no ranking da ICCA, os eventos internacionais devem seguir alguns critérios: serem organizados por associações, ter uma periodicidade fixa, contar com ao menos 50 participantes e terem sido realizados em pelo menos três países.

Os Estados Unidos continuaram na primeira posição do ranking entre os países que mais sediaram eventos (934) – nove a mais do que em 2015 – seguido da Alemanha (689), Reino Unido (582), França (545) e Espanha (533).

Fonte: Min. do Turismo
Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo