Destinos

A magia do Natal nos destinos turísticos nacionais

Cidades oferecem atrações temáticas para quem pretende passar o Natal em viagem pelo país

O clima de Natal já toma conta de cidades por todo o Brasil. E, no quesito encantamento, destinos nacionais proporcionam programas ideais para viajantes que decidem botar o pé na estrada nesta época do ano. A sondagem do consumidor – intenção de viagem, do Ministério do Turismo, revela que mais de 80% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses planejam ficar no próprio país. Se você é um deles ou quer fazer parte desse grupo, a Agência de Notícias do Turismo separou algumas opções.

Manaus (AM)

Crédito: Governo do Amazonas

Crédito: Governo do Amazonas

A cidade, porta de entrada das belezas da Amazônia e palco do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, reserva uma programação especial. Os eventos se concentram no Centro Histórico, em frente ao Teatro Amazonas. Um dos pontos mais visitados da cidade, o teatro, que completa 120 anos em 31 de dezembro, abrigará concertos de Natal entre os dias 16 e 21 do mesmo mês.

Os espetáculos terão a participação da Orquestra Amazonas Filarmônica, do Coral, do Corpo de Dança e do Balé Folclórico do Amazonas, entre outros. Já o Centro Cultural Largo de São Sebastião abrigará uma árvore de 28 metros de altura e a Casa do Papai Noel que terá uma oficina de brinquedos.

São Luís (MA)

Crédito: Governo do Maranhão

Governador Flávio Dino e prefeito Edivaldo Holanda Júnior na solenidade de início do Natal. Foto: Gilson Teixeira

Uma programação repleta de shows e eventos culturais vai abrilhantar ainda mais os cenários típicos da capital, formados por praias e casarões históricos. De 1º a 22 de dezembro, shows de música e dança e peças teatrais serão realizados em pontos turísticos da cidade.

A agenda começa na próxima quarta-feira (1º), em frente ao Palácio dos Leões, com show pirotécnico e acendimento da iluminação natalina. Dois dias depois, a Praça da Lagoa da Jansen vai receber Papai Noel e um espetáculo de bonecos. A temporada natalina se encerrará com a tradicional Cantata na Igreja da Sé. A programação pode ser conferida no endereço http://bit.ly/2g9VrQV

Gramado (RS)

Crédito: Natal Luz de Gramado

Crédito: Natal Luz de Gramado

Shows, peças de teatro, desfiles e paradas compõem o Natal Luz de Gramado, uma das maiores festas mundiais do gênero, que começou em 28 de outubro e segue até 15 de janeiro. No evento, que chega a sua 31ª edição, centenas de bailarinos, cantores, músicos e atores se apresentam em várias atrações e transformam Gramado numa cidade mágica.

O município da Serra Gaúcha, distante 125 quilômetros de Porto Alegre e com forte influência alemã e italiana, reúne características que conferem um charme único à região. Um dos pontos altos é o Grande Desfile de Natal, composto por um show de som, luz, alegorias, patinadores e acrobatas.

Canela (RS)

Crédito: Divulgação MTur/Sérgio Azevedo

Crédito: Divulgação MTur/Sérgio Azevedo

A cidade, vizinha de Gramado, é palco do Sonho de Natal, que alia decoração e espetáculos de música e teatro. A 29ª edição do evento, de 26 de novembro a 8 de janeiro, se concentra na rua principal, em frente à Igreja da Matriz. Destaque para a Vila dos Sonhos, com a Casa do Papai Noel; o Auto de Natal, que retrata o Menino Jesus narrando passagens da Bíblia, e o Christmas in Concert, um show onde arranjos natalinos ganham ritmo de rock and roll.

Há ainda o Simplesmente Natal, também em frente à Igreja da Matriz. O espetáculo mistura música, dança, efeitos tecnológicos e luzes, com acrobacias aéreas a cerca de 45 metros de altura. O show termina com uma grande queima de fogos e Papai Noel e seus ajudantes descendo do alto da igreja.

Curitiba (PR)

Créditos: Divulgação natalcuritiba.com.br

Créditos: Divulgação natalcuritiba.com.br

Famosa por cartões postais como a Ópera de Arame e o Jardim Botânico, a capital paranaense é palco de uma das mais emblemáticas cenas de Natal no Brasil: o Coral do Palácio Avenida, no qual, há mais de 20 anos, 120 crianças executam à noite uma apresentação emocionante nas janelas do imponente prédio.

A cidade também oferece o Natal no Paço da Liberdade, um evento teatral emoldurado por um cenário de arquitetura histórica, que completou 100 anos em 2015. O visitante tem ainda como alternativas as feiras de Natal das praças Osório e Santos Andrade, no Centro, onde é possível comprar artesanato e experimentar pratos locais. Mais informações no site www.natalcuritiba.com.br.

 

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo