Eventos

Rio de Janeiro será sede do 1º Congresso Mundial de Câmaras da América do Sul

Mais um evento de grande porte será realizado no Brasil, Captação do Congresso Mundial de Câmaras contou com o apoio da Embratur

Resultado divulgado no último dia 5 pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, que recebeu total apoio da Embratur em sua ação de candidatura para trazer o Congresso Mundial de Câmaras. O País sediará, pela primeira vez na América do Sul, a 11ª edição do único evento internacional para líderes e executivos de Câmaras de Comércio, promovido pela Federação Mundial das Câmaras – WCF. Concorrendo com as cidades de Bogotá, na Colômbia, e Orlando, nos Estados Unidos, a cidade do Rio de Janeiro foi contemplada, na Espanha, pelos conselheiros mundiais da referida federação.

Durante a divulgação do evento, Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur destacou:

“O nosso País é forte incentivador de candidaturas de cidades brasileiras para eventos internacionais desde 2004, o que tem nos colocado em posição de destaque global. Atualmente, somos um dos países no mundo que mais sediam iniciativas do segmento MICE”.

Eventos no Brasil

Na América do Sul, o Brasil ocupa a 1ª colocação deste segmento e, em todo o continente americano, fica atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a International Congress and Convention Association (ICCA).

O representativo evento do segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) ocorrerá na capital carioca em 2019 e deverá impulsionar ainda mais o turismo internacional de negócios ao Brasil. O MICE é o 2º segmento que mais contribui no fluxo internacional de visitantes para o País, após o de Lazer. As atividades ligadas ao setor, no 1º semestre de 2016, cresceram 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas.

“É uma grande vitória para nós, da CACB, que sempre acreditamos nesta possibilidade”, disse o presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, George Pinheiro.

Segundo ele, a CACB acredita que a conquista do Brasil e do Rio de Janeiro será oportunidade única para mostrar o portão de entrada para o 7º maior mercado consumidor do mundo. Além disto, as Associações Comerciais Brasileiras e seus associados poderão aprofundar network internacional e gerar negócios, interagir e trocar experiências em projetos sustentáveis realizados pelas câmaras de comércio do mundo todo.

Creating a Shared Future

Com o tema Creating a Shared Future (Criando um futuro compartilhado), a cidade do Rio de Janeiro pretende reunir as câmaras de comércio de todo o mundo, para criar uma agenda de ações a serem realizadas pelas câmaras em suas próprias regiões.

“Este tipo de ação demonstra que o turismo de negócios e eventos vai além da atividade turística em si. Ele impacta em diversos setores da economia, em curto prazo, com a entrada dos turistas, além de promover a disseminação cultural proveniente da interação que os eventos provocam”, completou o diretor da Embratur, Gilson Lira.

Por tratar-se de um evento com 1.400 participantes, os turistas de negócios trarão receitas ao Rio de Janeiro e ao Brasil, além de beneficiar a cadeia de turismo local, como meios de hospedagem, locadoras de automóveis, restaurantes, organizadoras de eventos, transporte aéreo e rodoviário e turismo receptivo, gerando empregos e fortalecimento do setor.

Outras cidades do País também serão beneficiadas com os pós-tours oferecidos aos congressistas.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Topo