Eventos

Exposição do Mestre Zuza do Tracunhaém é realizada no Aeroporto do Recife

Exposição de Mestre Zuza de Tracunhaém é realizada no Aeroporto do Recife
Fonte: Infraero

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) recebe até o dia 18 de abril a exposição “As mãos santas de Tracunhaém”, do artista plástico José Edvaldo Batista, mais conhecido como Mestre Zuza

A mostra de arte sacra barroca contemporânea conta com cerca de 30 peças no estilo rústico, fabricadas manualmente a partir do barro. Com paisagismo da Delnor, a mostra do Mestre Zuza está localizada na área central do piso térreo do terminal recifense e vai até o dia 18 de abril.

As obras do Mestre Zuza lembram a técnica dos artesãos mais antigos, como desenhos feitos com palitos, riscados, florais. A arte, feita em estilo rústico e exagerado, identifica o artista através dos traços e formas. Para compor o material, o artesão utiliza técnicas manuais que fortalecem e definem a originalidade do trabalho desenvolvido, idealizado através de figuras religiosas e outras imagens emblemáticas chamadas de xifópagas (nome dado a um monstro originado da ligação de dois indivíduos na altura do tórax).

Exposição de Mestre Zuza de Tracunhaém é realizada no Aeroporto do Recife

Exposição de Mestre Zuza de Tracunhaém é realizada no Aeroporto do Recife

Trabalhando com artesanato desde os 14 anos de idade, para Zuza, expor no aeroporto é conseguir atravessar fronteiras.

“É muito importante para a divulgação do meu trabalho, por se tratar de um local que embarca e desembarca diferentes povos, provenientes de vários estados, países e religiões. É uma oportunidade para conhecerem de perto as minhas obras de arte sacras”, destacou.

Sobre Mestre Zuza

José Edvaldo Batista, o mestre Zuza, nasceu em Tracunhaém, na zona da Mata de Pernambuco, em 18 de setembro de 1958. O artista trabalha com barro e, além das peças exibidas na exposição, faz santos barrocos estilizados para decoradores e arquitetos. O artista também é professor de História, formado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e produtor cultural cadastrado na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Entre outras habilidades, compõe músicas, desenha, escreve poesias e é artista plástico.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo