Foto do Dia

Catedral de Cristo Salvador – Moscou, Rússia

Catedral de Cristo Salvador – Moscou, Rússia

Catedral de Cristo Salvador – Moscou, Rússia

Curiosidade sobre a Catedral de Cristo Salvador em Moscou

A Catedral de Cristo Salvador (em russo Хра́м Христа́ Спаси́теля) é um templo da Igreja Ortodoxa Russa situado na cidade de Moscou. Destacam-se as suas cinco cúpulas douradas.

Esta catedral disputa com a Catedral de São Basílio o título de “principal da cidade de Moscou”, pois as principais solenidades da Igreja Ortodoxa Russa, são ali celebradas.

A catedral Cristo Salvador é considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia. Ela é um marco na cidade, não apenas por sua grande beleza, mas também por sua história que tem início no século XIX quando, após a vitória do exército russo sobre as forças napoleônicas, o então imperador russo Alexandre I decidiu construir uma catedral em honra de seus soldados mortos.

A catedral foi inaugurada no dia 26 de maio de 1883, com a realização da coroação do imperador Alexandre III.

Dinamitação da catedral em 1931.

Durante a vigência do comunismo a igreja foi dinamitada em 1933 pois ela era considerada um símbolo do Império Czarista. Os comunistas tiveram planos de construir no local o Palácio dos Sovietes. Esse palácio deveria ter uma torre de 400 metros de altura e no topo dessa torre uma estátua de 98 metros do Lênin. Mas, devido a dificuldades técnicas, o projeto nunca pode ser realizado. Porém, foi decidido a construção e entre e 1958 e 1960 foi construído uma enorme piscina pública, a Piscina Moskva, que funcionou até 1994.

Nos anos 90, após a queda da URSS, o Patriarcado de Moscou liderou um movimento para reconstrução da catedral. Após muita luta do patriarcado, com apoio da sociedade, o governo pós comunismo apoiou a ideia. A catedral foi reinaugurada em 2000, no governo de Vladimir Putin.

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo