Foto do Dia

Kiruna – Suécia

Kiruna – Suécia

Kiruna – Suécia

Curiosidade sobre Kiruna

Kiruna é uma cidade do norte da Suécia (na Lapónia), com cerca de 19.000 habitantes, e 23.241 em todo o município.

O nome Kiruna provém do idioma Sami Giron e significa “perdiz branca”, ave branca nativa das zonas setentrionais da Lapónia. Este ave é representada no brasão da cidade, junto ao símbolo do ferro. O ferro simboliza a indústria mineira, de vital importância para a economia da cidade.

Alcançou o estatuto de cidade em 1948, e foi já tida como a maior cidade do mundo em área, mas após a reforma dos municípios da Suécia, na década de 1970, o termo “cidade” deixou de usar-se. Hoje em dia Kiruna é um dos maiores municípios do mundo em área, com 20.000 km², ultrapassado por poucos outros, como Mount Isa, em Queensland, Austrália, com 42.904 km² e Chongqing, na China, com 82.000 km² e Altamira, no Brasil, com 159.695,938 km².

O monte Kebnekaise, no município de Kiruna, é a montanha mais alta da Suécia e tem 2.117 m de altitude. Há mais de 6.000 lagos no município, sendo o lago Torneträsk o maior de todos. O município é cruzado por sete grandes rios: Kalix, Torne, Lainio, Rautas e Vittangi, além dos rios Könkämä e Muonio que fazem fronteira com a Finlândia. Na região situa-se também o Parque nacional de Abisko, junto à fronteira com a Noruega, fundado em 1909.

Encontra-se a 145 quilómetros a norte do Círculo Polar Árctico, e o Sol da meia-noite é visível desde aproximadamente 30 de Maio a 15 de Julho. As noites polares são um par de semanas mais curtas, durando desde 13 de Dezembro até 5 de Janeiro.

Para chegar em Kiruna, dispõe de importantes vias de acesso: (Estrada europeia E10), comboio (trem) e aeroporto (código KIR). Há dois trens diários da noite de Göteborg e de Estocolmo. Você pode precisar mudar uma vez para chegar a Kiruna.

Foto do Dia

Diariamente nossa equipe do Você Viajando faz uma pré-seleção das fotos enviadas nesta seção. As melhores são publicadas, e a melhor fotografia fica em destaque na galeria do mês. Participe!

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo