Notícias

Ministro instala comitê e defende união de esforços para atrair mais sul-americanos para o Brasil

O ministro do Turismo, Pedro Novais, defendeu a união de esforços, no âmbito do governo federal, para aumentar o fluxo de turistas sul-americanos para o Brasil. Esse, segundo ele, será um dos primeiros desafios do Comitê Intersetorial de Facilitação Turística (Cifat), instalado nesta segunda-feira (12), em Brasília.

Com a Copa de 2014 batendo à nossa porta, temos condições de duplicar o número de visitantes da América do Sul (em 2010 foram 2,4 milhões)”, disse o ministro para os representantes dos 17 ministérios e secretarias que compõem o Cifat. A ideia é que ministérios que têm interface com a questão do trânsito de estrangeiros, como o da Justiça e das Relações Exteriores, trabalhem juntos com o MTur na implementação do recém criado Programa Turismo de Fronteiras (Frontur).

Na avaliação do ministro, o Cifat possibilitará também a ampliação dos espaços de diálogo para a realização de ações conjuntas que permitam destravar gargalos burocráticos e estruturais que prejudicam o desenvolvimento do turismo. São entraves de ordem tributária, na infraestrutura, mobilidade urbana e sinalização turística, por exemplo.

O Brasil ainda é um país caro para estrangeiros e brasileiros. Tenho certeza de que o Ministério da Fazenda pode colaborar conosco na busca de soluções para tornar o país mais competitivo”, disse Novais. Ele citou também outros exemplos de possibilidades de cooperação, como o estreitamento de relações com os ministérios da Cultura e do Meio Ambiente para a utilização de parques nacionais e do patrimônio artístico e cultural como produtos turísticos.

Cifat – Depois da cerimônia de instalação do comitê, foi aprovado o regimento interno em reunião coordenada pela secretária Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita. A primeira reunião de trabalho do grupo será no próximo dia 26 de setembro, em Brasília. O Cifat foi instituído pela Lei do Turismo para auxiliar o governo na execução da Política Nacional de Turismo e cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Turismo.

ASCOM

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo