Eventos

Adetur realiza o 1º Festival de Turismo do Litoral Paranaense em Morretes

Divulgar o que o litoral do Paraná tem de melhor e incentivar a solidariedade da população são os objetivos principais do primeiro Festival de Turismo do Litoral do Paraná – que vai acontecer entre os dias 18 e 21 de agosto, no Centro de Eventos, em Morretes.

O tema central é “Turismo – Dinamizando o Litoral o ano todo“. A intenção é direcionar e fomentar o turismo no litoral paranaense durante o ano inteiro, não apenas em altas temporadas, contemplando o que a região pode oferecer, e ainda promover e valorizar a cultura, gastronomia, artesanato, a agricultura familiar, o turismo e história do litoral do estado. “É esse apelo que ressaltamos no título da campanha – O melhor do litoral não tem baixa temporada. Acontece agora”, comenta Renata Dembogurski.

Além disso, o Festival terá como foco o auxílio na reconstrução da estrutura de cidades como Morretes e Antonina, destruídas pelas chuvas e desmoronamentos ocorridos ainda e fevereiro deste ano. Organizado pela Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), o 1º Festival terá uma programação ampla, enaltecendo as peculiaridades e particularidades da região.

Estão previstos exposições e espaços institucionais e comerciais, seminários, palestras e oficinas sobre turismo, cultura e sazonalidade, visitas técnicas voltadas ao mesmo tema, destaque para a gastronomia local, apresentações culturais, artesanato regional e também agricultura familiar. O público alvo do evento é o empresariado local, estudantes de turismo e cursos relacionados, agentes e operadores do setor, agentes e órgãos públicos e a comunidade em geral.

O presidente da Adetur, Carlos Cesar de Paula Gnata, diz que antes das chuvas do início do ano, o Festival estava programado para acontecer na cidade de Matinhos. Contudo, a alteração foi feita para impulsionar a economia e o turismo de cidades afetadas por problemas do tempo. “Depois o apelo passou para Morretes com o objetivo de atrair as pessoas para o local e conseguir um retorno socioeconômico”, afirma.

Artesanato

Uma grande vitrine das criações e ideias dos artesãos locais poderá ser vista no evento, com a mão de obra especial, diferenciada de cada profissional. Venha para o 1º Festival de Turismo do Litoral do Paraná e conheça mais sobre o artesanato local.

Agricultura familiar

Vender o que é produzido pelos agricultores locais é uma forma de incentivar a economia e dar continuidade à vasta produção na região. Confira no 1º Festival de Turismo do Litoral do Paraná diversas iniciativas da Agricultura Familiar, experimente novos sabores e conheça os produtores. A Feira de Agricultura Familiar é uma parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado e Emater.

Seminários, palestras, encontros de negócios

O Turismo no litoral do Paraná é a principal discussão que será abordada em palestras, seminários e oficinas que serão realizados durante todo o Festival, voltadas a pessoas ligadas ao setor turístico – desde empresários até estudantes. A sazonalidade do turismo local será uma das principais abordagens, além de ecoturismo, turismo náutico, produção artesanal e turismo, turismo e comunidade, e o setor ligado aos negócios. (Confira na programação)

A Copa do Mundo, negócios e o Litoral

Um ponto que merece destaque durante o Festival é a discussão sobre os benefícios que podem ser trazidos para o litoral do Paraná em função da Copa do Mundo 2014. Uma oficina sobre o tema será ministrada durante o Festival, a partir do Programa Sebrae 2014, que trata sobre as oportunidades de negócios que serão geradas com o evento esportivo.

A Gestora de Projetos do SEBRAE, Patrícia Albanez, que também é uma das palestrantes, explica que o Litoral do Paraná é uma região impactada pela Copa e vem daí a necessidade de divulgá-la durante o evento. “O Projeto Copa não atende somente a sede, mas também os locais abrangentes. O Litoral compõe o destino de turismo de Curitiba por causa do Ecoturismo, aventuras e sol e praia”, comenta.

Na visão de Susan Renée Klein, Diretora de Eventos da Alô Eventos, que está envolvida diretamente com a organização do Festival, abordar a Copa 2014 e seus reflexos inicia um processo de transição, para que os paranaenses frequentem o Litoral também durante o ano e, além disso, instiga a visitação de turistas durante a próxima Copa.

1º Festival de Turismo do Litoral do Paraná

De 18 a 21 de Agosto de 2011
Centro de Eventos – Morretes (PR)
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas através do site oficial do evento, no link de credenciamento.

Mais informações: www.festivaldolitoral.com.br

Listo! Assessoria

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo