Eventos

Festival Náutico de Salvador movimenta capital baiana

Festival Náutico de Salvador será na Baia de Todos os Santos, que acaba de entrar para o seleto clube das 38 mais belas baias do mundo

II Festival Náutico de Salvador - A bela vista da Baia de Todos os Santos (Foto: Divulgação/Embratur)

II Festival Náutico de Salvador – A bela vista da Baia de Todos os Santos (Foto: Divulgação/Embratur)

A cidade de Salvador (BA) promove até o próximo domingo (4) uma série de eventos em um de seus principais cartões-postais, a Baia de Todos os Santos. Trata-se do II Festival Náutico de Salvador que inclui mais uma edição do Rally Náutico. Os amantes e estudiosos do mar, dos esportes náuticos e da Baía contarão, ainda, com uma regata de vela para todas as categorias e a travessia de Mar Grande, da Ilha de Itaparica para o Porto da Barra – na capital baiana -, de stand up paddle e canoa.

A intensa programação acontece em um cenário natural que acaba de ser reconhecido internacionalmente como um dos mais belos do mundo. A entrega da certificação que oficializou a entrada da Baía de Todos os Santos no clube das mais belas baías de todo o mundo foi feita na cidade de Puerto Vallart, no México, em novembro, durante o XII Congresso Mundial do TMBBW (The Most Beautiful Bays in the World).

A conquista é fruto de ações conjuntas patrocinadas pelo Yacht Clube da Bahia, a Associação Comercial da Bahia, Salvador Destination, Fundação Baía Viva e também pela Prefeitura Municipal de Salvador. Apenas 38 baias integram o clube, sendo que no Brasil só duas possuem a certificação: a Praia do Rosa, em Santa Catarina, e agora a Baía de Todos os Santos.

O entrosamento entre o poder público e a sociedade para colocar a Baía de Todos os Santos no clube juntamente com o trabalho de preservação ambiental desenvolvido são fundamentais para a prática do turismo sustentável nas praias e ilhas que atraem turistas do mundo inteiro para Salvador. A conquista de mais um título internacional para a capital baiana, a exemplo da Bandeira Azul na Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, também na Baía de Todos os Santos, reforça a presença de Salvador entre os destinos internacionais do Brasil. Salvador já é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Baía de Todos os Santos

A Baía de Todos os Santos é a maior baia tropical do mundo e a segunda em dimensão, com 1.233 km² de extensão. Sua importância é tão grande que acabou batizando o Estado da Bahia, com a grafia original do “H”. A baía preserva o berço da civilização brasileira com uma área de Proteção Ambiental formada por 56 ilhas, manguezais, floresta remanescente da Mata Atlântica, além do patrimônio arquitetônico de casas coloniais, igrejas, fortalezas e sedes de fazendas que são verdadeiras marcas da história. De lá consegue-se ver a Cidade Alta e a Cidade Baixa e alguns dos pontos turísticos que mais identificam a cidade, como o Elevador Lacerda, o Forte de São Marcelo, o Mercado Modelo e o Farol da Barra.

Suas águas mornas e tranquilas permitem a prática de diversas atividades náuticas. A exploração do turismo em veleiros é uma delas. A partir de Salvador, o visitante pode conhecer ilhas, monumentos e cidades do Recôncavo Baiano, entre elas a Ilha de Itaparica, dividida nos municípios de Vera Cruz e Itaparica. O local oferece opções de turismo de aventura, caminhadas, passeios de bicicleta e esportes náuticos como, mergulho, vela, caiaque e stand up paddle.

Amazônia Azul

Desde 2014, a Baía de Todos os Santos é sede da “Amazônia Azul”, extensão que reúne 4,5 milhões de quilômetros quadrados dos 8,5 milhões de km² de quilômetros quadrados da costa brasileira. A proposta de comparar o mar com a Amazônia Verde é estabelecer um marco mundial de debates sobre a economia do mar, inteligência naval e cadeia produtiva, já que o território marítimo brasileiro e a floresta amazônica guardam dimensões e riquezas equivalentes, inclusive para o turismo.

Publicidade
Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Populares

Topo