Brasil em férias – Nos próximos dois meses, 68 milhões de viagens serão realizadas por brasileiros para algum destino turístico nacional
Planejamento é a “alma” de uma viagem bem-sucedida. O segredo é programar o percurso, a estadia, selecionar passeios, checar a documentação antes da partida, guardar contratos e escolher empresas e profissionais formalizados e com registro no Cadastur.
A garantia de uma viagem tranquila, segura e sem dor de cabeça começa com atitudes de prevenção. A primeira dica é pedir sempre uma cópia do contrato dos serviços pagos, ler com atenção e conferir se todos os produtos e atividades previstas no roteiro contratado estão incluídos no documento. No ato da assinatura do contrato, não permita que a empolgação com a viagem o faça esquecer de atentar também para regras de cancelamento e solicitação de assistência médica durante a viagem.
Cadastur, sistema online do Ministério do Turismo
Para acertar na escolha da empresa prestadora dos serviços, é importante checar se ela tem registro regular no Cadastur, sistema online do Ministério do Turismo que reúne todos os prestadores formalizados e habilitados para a atuação no setor, no país. O cadastro é obrigatório para empresas de receptivo turístico, agências de viagem, transportadoras turísticas, guias de turismo, acampamentos turísticos, organizadoras de eventos e parques temáticos. Caso a empresa não esteja nessa lista, é possível registrar reclamação online.
Bilhetes aéreos ou rodoviários
Observar com atenção os nomes emitidos em bilhetes aéreos ou rodoviários, vouchers para eventos e passeios turísticos é outra regra. Taxas obrigatórias e horários de check in e check out de vôos e hotéis também devem ser previamente conferidos.
DEFESA DO CONSUMIDOR
O turista está amparado pela legislação de proteção e defesa do consumidor. Viajantes que se sentem lesados podem acionar os Procons, institutos municipais que têm a missão de zelar pela harmonia das relações de consumo.
Os viajantes também podem optar por registrar reclamação na Ouvidoria do Ministério do Turismo, pelo telefone 61 2023-8000. Em 2010, o serviço recebeu 2.518 contatos, sendo 150 reclamações. Até novembro de 2011, a Ouvidoria atendeu 2.353 contatos, dos quais 264 foram reclamações.